Devido a inúmeras duvidas sobre as configurações de renderização e aplicação de texturas do Revit, decidimos criar este pequeno tutorial para tentar explicar como mapear e alinhar correctamente as nossas texturas no Revit com os elementos de projecto existentes.
Neste caso vou explicar passo a passo como criar correctamente e com dimensões exactas um cerâmico de 300x300 mm e configura-lo para que se mantenha alinhado com os objectos de projecto criados.
![clip_image002 clip_image002](http://lh3.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIA7C1ghiI/AAAAAAAAA88/d8fBx7BQOhQ/clip_image002_thumb%5B3%5D.jpg?imgmax=800)
- Criar o modelo, ou o espaço arquitectónico pretendido, com elementos parede e laje que contenham elementos cerâmicos.
- Abrir o painel de materiais seleccionar um material qualquer, duplicar e criar um novo material com o nome de Cerâmico – 300x300mm
- Ainda no quadro de materiais e com o novo material Cerâmico 300x300 seleccionado vamos editar a Surface Pattern, clicando no botão (...) (1).
- No quadro das Fill Patterns vamos verificar se o tipo da trama (Pattern Type) está seleccionado como Model (2) e vamos criar um novo (New) (3)
- Na nova janela de diálogo Add Surface Pattern vamos configurar a trama conforme a figura em baixo (4)
- Name: Cerâmico 300x300
- Line Angle: 0
- Line Spacing 1: 300mm
- Line Spacing 2: 300mm
- Crosshatch
- Name: Cerâmico 300x300
![clip_image004 clip_image004](http://lh3.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIA88vtzKI/AAAAAAAAA9E/uK0qdmdbTL4/clip_image004_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
- Clicamos nos Ok para fechar a primeira e segunda janela de diálogo até obtermos a janela de configuração de materiais
- Depois de verificar que as configurações estão todas correctas conforme a imagem vamos abrir a janela Render Appearance
![clip_image006 clip_image006](http://lh4.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIA99ve9ZI/AAAAAAAAA9I/SRxpIjeB5Dg/clip_image006%5B6%5D.jpg?imgmax=800)
- Já na janela de diálogo Render Appearance do quadro de materiais vamos alterar o template (isto é muito importante) de renderização do material Cerâmico 300x300 clicando no botão Replace... (1).
![clip_image008 clip_image008](http://lh3.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIA_u1OH_I/AAAAAAAAA9Q/vcMIX6hqt8I/clip_image008_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
![clip_image010 clip_image010](http://lh6.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBA_t8x4I/AAAAAAAAA9Y/cDNb47TrMEU/clip_image010_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
- Nas propriedades do elemento (Ceramic Properties) podemos escolher a cor, o tipo de acabamento, o acabamento do Bump, mas neste momento e para o caso é irrelevante. Vamos sim alterar o Bump Pattern para Custom (1) e escolher a imagem Bump (2) que nos vai dar a estereotomia do cerâmico.
- Vamos escolher a imagem TileSquareBump.jpg que por defeito na instalação do Revit se deverá encontrar dentro da pasta que se encontra na figura em baixo.
![clip_image012 clip_image012](http://lh4.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBCo1PZ4I/AAAAAAAAA9g/aATL5LMMee4/clip_image012_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
- Após seleccionarmos a imagem TileSquareBump.jpg vamos alterar alguns dos parâmetros para que a representação fique com o tamanho e alinhamento pretendido na renderização.
Eis uma breve explicação:
A textura que escolhemos irá ser repetida n vezes na horizontal e vertical do objecto aplicado. Desta forma e se repararmos na imagem escolhida vemos que é um quadrado dividido horizontalmente e verticalmente por 2 linhas, o que faz que tenhamos uma estereotomia de 4 quadrados.
Se pretendemos que cada uma das peças cerâmicas tenha exactamente 300x300mm temos que indicar no campo Sample Size o valor de 600. No fundo temos que aumentar a escala gráfica da imagem para o dobro do valor.
![clip_image014 clip_image014](http://lh6.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBEZoWRII/AAAAAAAAA9o/UbJtqBwPWDQ/clip_image014_thumb%5B3%5D.jpg?imgmax=800)
Alguns exemplos para uma estereotomia de 300x300 com diferentes imagens de bump
![clip_image016 clip_image016](http://lh3.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBFe7__tI/AAAAAAAAA9w/a3k26Wo9-wc/clip_image016_thumb.jpg?imgmax=800)
![clip_image018 clip_image018](http://lh4.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBGe3YKKI/AAAAAAAAA94/RH8zCS13GGE/clip_image018_thumb.jpg?imgmax=800)
![clip_image020 clip_image020](http://lh5.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBIP52xAI/AAAAAAAAA-A/7NUpmRgCdpA/clip_image020_thumb.jpg?imgmax=800)
Valor: 1200 Valor: 300 Valor: 3600
No fundo vamos multiplicar o valor que pretendemos para a estereotomia, neste caso 300 o tamanho pretendido, pelo número de quadrículas que a nossa imagem tem 4, 1, ou 12 de forma a obtermos uma dimensão exacta na renderização.
Voltando ao tutorial
- Vamos seleccionar o botão Texture Alignment e na janela de diálogo que nos vai surgir, vamos alinhar com a ajuda destas 4 setas direccionais a nossa Model Pattern, que criamos nos primeiros passos, com a estereotomia do nosso cerâmico. Após o correcto alinhamento (e não como está na imagem) seleccionamos OK
![clip_image022 clip_image022](http://lh6.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBJfJCzXI/AAAAAAAAA-I/tq5CvLj2AIA/clip_image022_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
- Apliquem o material criado nos vossos elementos construtivos, paredes, lajes, coberturas, etc.
- Alinhem a estereotomia com o comando Align de forma a obedecer correctamente ás vossas necessidades e renderizem.
![clip_image024 clip_image024](http://lh6.ggpht.com/_7raFn36r2ss/TSIBK1kAV4I/AAAAAAAAA-Q/sxxBvB25AvA/clip_image024_thumb%5B2%5D.jpg?imgmax=800)
1 comentário:
Excelente tutorial!! Muito obrigado! Saudações do Brasil
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