quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tutorial - Revit – Alinhamento de Texturas e Bump Maps


Devido a inúmeras duvidas sobre as configurações de renderização e aplicação de texturas do Revit, decidimos criar este pequeno tutorial para tentar explicar como mapear e alinhar correctamente as nossas texturas no Revit com os elementos de projecto existentes.

Neste caso vou explicar passo a passo como criar correctamente e com dimensões exactas um cerâmico de 300x300 mm e configura-lo para que se mantenha alinhado com os objectos de projecto criados.

clip_image002

  1. Criar o modelo, ou o espaço arquitectónico pretendido, com elementos parede e laje que contenham elementos cerâmicos.
  1. Abrir o painel de materiais seleccionar um material qualquer, duplicar e criar um novo material com o nome de Cerâmico – 300x300mm
  1. Ainda no quadro de materiais e com o novo material Cerâmico 300x300 seleccionado vamos editar a Surface Pattern, clicando no botão (...) (1).
  1. No quadro das Fill Patterns vamos verificar se o tipo da trama (Pattern Type) está seleccionado como Model (2) e vamos criar um novo (New) (3)
  1. Na nova janela de diálogo Add Surface Pattern vamos configurar a trama conforme a figura em baixo (4)
    • Name: Cerâmico 300x300
    • Line Angle: 0
    • Line Spacing 1: 300mm
    • Line Spacing 2: 300mm
    • Crosshatch
clip_image004
  1. Clicamos nos Ok para fechar a primeira e segunda janela de diálogo até obtermos a janela de configuração de materiais
  1. Depois de verificar que as configurações estão todas correctas conforme a imagem vamos abrir a janela Render Appearance
clip_image006
  1. Já na janela de diálogo Render Appearance do quadro de materiais vamos alterar o template (isto é muito importante) de renderização do material Cerâmico 300x300 clicando no botão Replace... (1).
Na janela de Render Appearance Library vamos escrever no campo (2) a palavra ceramic para filtrar os templates existentes no Revit de acordo com os materiais cerâmicos apenas e escolher o que deverá ser o primeiro material template a aparecer no quadro (3). Clicar no OK
 
clip_image008
clip_image010
  1. Nas propriedades do elemento (Ceramic Properties) podemos escolher a cor, o tipo de acabamento, o acabamento do Bump, mas neste momento e para o caso é irrelevante. Vamos sim alterar o Bump Pattern para Custom (1) e escolher a imagem Bump (2) que nos vai dar a estereotomia do cerâmico.
  1. Vamos escolher a imagem TileSquareBump.jpg que por defeito na instalação do Revit se deverá encontrar dentro da pasta que se encontra na figura em baixo.
clip_image012
  1. Após seleccionarmos a imagem TileSquareBump.jpg vamos alterar alguns dos parâmetros para que a representação fique com o tamanho e alinhamento pretendido na renderização.
O ponto mais importante aqui é definir com exactidão a dimensão deste reticulado para que fique exactamente com 300x300mm.

Eis uma breve explicação:
A textura que escolhemos irá ser repetida n vezes na horizontal e vertical do objecto aplicado. Desta forma e se repararmos na imagem escolhida vemos que é um quadrado dividido horizontalmente e verticalmente por 2 linhas, o que faz que tenhamos uma estereotomia de 4 quadrados.

Se pretendemos que cada uma das peças cerâmicas tenha exactamente 300x300mm temos que indicar no campo Sample Size o valor de 600. No fundo temos que aumentar a escala gráfica da imagem para o dobro do valor.

clip_image014

Alguns exemplos para uma estereotomia de 300x300 com diferentes imagens de bump

clip_image016 clip_image018 clip_image020
Valor: 1200            Valor: 300              Valor: 3600

No fundo vamos multiplicar o valor que pretendemos para a estereotomia, neste caso 300 o tamanho pretendido, pelo número de quadrículas que a nossa imagem tem 4, 1, ou 12 de forma a obtermos uma dimensão exacta na renderização.

Voltando ao tutorial
  1. Vamos seleccionar o botão Texture Alignment e na janela de diálogo que nos vai surgir, vamos alinhar com a ajuda destas 4 setas direccionais a nossa Model Pattern, que criamos nos primeiros passos, com a estereotomia do nosso cerâmico. Após o correcto alinhamento (e não como está na imagem) seleccionamos OK
clip_image022
  1. Apliquem o material criado nos vossos elementos construtivos, paredes, lajes, coberturas, etc.
  1. Alinhem a estereotomia com o comando Align de forma a obedecer correctamente ás vossas necessidades e renderizem.
clip_image024

1 comentário:

klenio27 disse...

Excelente tutorial!! Muito obrigado! Saudações do Brasil