Um virar de página na abordagem do projecto
«
A aplicação foi fundamental no encontro das soluções arquitectónicas e na minimização de erros de projecto, na compatibilização das diferentes especialidades, quer de engenharia, sinalética, iluminação… »
Rodrigo Sampayo, partner e arquitecto da
OpenBook Arquitectura.
A OpenBook tem uma ampla experiência, fruto dos anos de trabalho dos seus fundadores e colaboradores. A empresa tem a particularidade de oferecer um serviço chave na mão disponibilizando, desde o estudo de viabilidade económica, o due-dilligence técnico, até à entrega da obra e sua manutenção.
Segundo Rodrigo Sampayo, arquitecto e fundador da empresa, «
a actividade desenvolvida ao longo de 17 anos determinou a necessidade de criar um novo produto na área da construção, que abrangesse toda a cadeia de valor, desde a consultoria imobiliária à obra. »
Sendo um gabinete de arquitectura, as aplicações de desenho são críticas para o negócio. Antes de optar pelo Autodesk Revit, por volta de 2002, os integrantes da actual equipa da
OpenBook Arquitectura. utilizavam o AutoCAD versão 2D e «
muito esporadicamente a versão 3D ». Por outro lado a modulação era feita, como explica Rodrigo Sampayo, em regime de outsourcing. Mas chegou a um ponto em que este sistema já não satisfazia as necessidades da empresa, dado que não permitia a integração da base de dados no modelo e consequente visualização. Foi então que a
OpenBook Arquitectura. se virou para o Autodesk Revit.