terça-feira, 19 de julho de 2011

Ambiente e Sustentabilidade - Construção Sustentável



O sector da Construção Civil é um dos mais importantes para o desenvolvimento económico e social, mas, em contrapartida, é causador de grandes impactos ambientais, não só pelo consumo de recursos naturais, como pela modificação da paisagem e criação de resíduos.




As cidades são as maiores consumidoras de materiais, água e energia, sendo o meio edificado responsável pelas maiores disfunções ambientais.

Caindo na Construção Civil a responsabilidade por tamanhos impactos, recai nesta o desafio e dever de conciliar a sua actividade produtiva com medidas e procedimentos que conduzam a um desenvolvimento sustentável. É desta premissa que surge o conceito de “Construção Sustentável”.
A Sustentabilidade está relacionada com a garantia de preservação de aspectos sociais, culturais, económicos e ambientais na sociedade humana, sendo essencial a aplicação dos princípios de Sustentabilidade à Construção.

O conceito de Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento de construções que respondam às necessidades dos utilizadores e que, simultaneamente, respondam aos problemas ambientais, colocando o conhecimento, a tecnologia e meios modernos ao serviço do objectivo de minorar os impactos no meio ambiente.

A Construção Sustentável exige que haja um compromisso entre o processo de construção, obra final e meio ambiente, devendo cada passo do processo construtivo evitar agressões desnecessárias ao ambiente, optimizando os processos, reduzindo os resíduos e os consumos energéticos. A obra final deve ainda oferecer níveis de conforto térmico, acústico e de qualidade do ar interior elevados e que não dependam de sistemas consumidores de energia.

No contexto de globalização da economia, com o consequente acréscimo da concorrência, as medidas de Construção Sustentável tornam-se um factor de distinção e de certificação, que levam ao reconhecimento nacional e internacional da qualidade da edificação. Nos últimos anos tem sido crescente a importância dada ao ambiente e à sustentabilidade da construção, estando a evoluir de forma exponencial a consideração desta questão no mercado imobiliário.

Infelizmente, continua a verificar-se uma certa inércia no sector da construção, prevalecendo velhos hábitos e comportamentos que comprometem a qualidade de vida das pessoas e do planeta. Assistimos a uma necessidade urgente de mudança nas práticas comuns do sector construtivo, é preciso apostar no ganho de competências essenciais para que sejam criadas soluções no meio edificado com um melhor desempenho energético e ambiental. O aumento de ferramentas ao dispor dos Arquitectos e Engenheiros que permitem a simulação de desempenho dos edifícios nas fases de projecto são prova da crescente consciencialização da responsabilidade deste sector na qualidade ambiental presente e futura.

As mudanças devem verificar-se em todos os intervenientes no sector da construção, deve haver uma consciência conjunta de que só são viáveis e aceitáveis construções socialmente justas e de baixo impacto ambiental, sendo possível atingir este objectivo sem aumentos de custos, mantendo também a viabilidade económica.


Artigo: TeCAD eUAU nº01

Sem comentários: