quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Três projectos portugueses considerados os “melhores do mundo”



Os prémios “Building of the year”, promovidos pelo portal ArchDaily, galardoaram três projectos portugueses como os melhores do mundo nas categorias de Hotéis e Restaurantes, Arquitectura Institucional e Arquitectura de Interiores.

Ver mais informação...


Os projectos vencedores foram, na categoria Hotéis e Restaurantes, o bar que representou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto numa Queima das Fitas, um projecto dos arquitectos Diogo Aguiar e Teresa Otto que implicou a sobreposição de mais de 400 caixas.



Mais fotos em: dezeen

Na categoria de Arquitectura Institucional, foi a vez do gabinete Barbosa & Guimarães sair premiado com o edifício da Vodafone no Porto, na avenida da Boavista.









Mais fotos em: dezeen


No que diz respeito à categoria de Arquitectura de Interiores, a Closet House, em Matosinhos, do Gabinete de arquitectura Consexto foi a distinguida.


Closet House from ArchDaily on Vimeo.

Ao todo eram sete os projectos portugueses que integravam a shortlist do prémio, nomeadamente, para além dos premiados, a antiga fábrica de manteiga da Calheta, na Madeira, desenhada pelo colectivo MSB; o Pátio Luso assinado pelo gabinete Saraiva + Associados; uma loja de óculos em Lisboa assinada pelo atelier Sousa Santos e ainda as instalações da Tensai em Leça da Palmeira, um edifício da responsabilidade do ADA – Atelier da Arquitectura.

A fase de nomeações foi concluída no dia 31 de Janeiro e até 13 de Fevereiro foi possível o público eleger o melhor dos cinco finalistas em cada uma das 14 categorias em que se estrutura o Prémio.

Fonte: Construir

Sem comentários: