sábado, 1 de janeiro de 2011

Caso de Estudo Autodesk Revit Architecture no gabinete de arquitectura - MPPL – Miguel Parente e Pedro Louro, Arquitectos Associados, Lda

Um desafio de evolução tecnológica, uma necessidade de rentabilizar os postos de trabalho e uma aposta na imagem da empresa
 
MPPL - LOGO A implementação do Autodesk Revit Architecture pelo Gabinete de arquitectura Miguel Parente e Pedro Louro (MPPL) caracterizou-se, por um lado, num desafio tendo por objectivo o acompanhamento da evolução tecnológica imprescindível na área de arquitectura, e por outro lado pela necessidade de rentabilizar ao máximo os postos de trabalho na MPPL, quer na vertente económica como também na aprendizagem e na descoberta como valorização profissional, e finalmente como aposta na imagem da MPPL, quer formal, quer funcional e até mesmo construtiva.


“Nos tempos actuais, com os avanços tecnológicos constantes e consequente divulgação e utilização, seria praticamente impossível para a MPPL a execução de qualquer tipo de Projecto sem esta parceria com a Autodesk” refere Miguel Parente, arquitecto sócio-gerente da MPPL, “Convém no entanto referir que sem a sensibilidade e as capacidades inerentes a alguns arquitectos e respectiva equipa, essa parceria e a utilização da tecnologia Autodesk seria nula. Não podemos pensar que é possível fazer arquitectura de qualidade pela simples razão de se adquirir um programa como o Revit; este serve sim como extensão e complemento do que o arquitecto pensou e idealizou, ao fazer a arte de projectar”.
 

Dar resposta ao cliente, com um carácter muito próprio e particularizado, quer nas soluções propostas, quer na apresentação e compreensão das diferentes fases do Projecto, é o principal objectivo da MPPL, e que se traduz na fusão das ideias da MPPL e dos seus clientes, passando a ser e funcionando como um todo. Para isto a comunhão do AutoCAD com o Revit foi muito importante para a MPPL, porque lhes permitiu, bem como aos seus clientes, uma melhor compreensão visual do idealizado e do projectado. Assim como também uma maior interligação do funcional com o formal e vice-versa.

Complementarmente, a MPPL encontra ainda outras vantagens com a utilização do Revit, como sejam: uma maior uniformidade dos elementos e dos aspectos construtivos; a identificação precoce de possíveis problemas construtivos que poderiam aparecer em obra; melhor acesso às diferentes peças desenhadas e respectiva organização do Projecto; possibilidade de quantificação de materiais e custos, entre outros.

Vista 4
Neste momento a MPPL está a realizar dois projectos com a tecnologia Revit da Autodesk. Um deles na área da recuperação, remodelação e ampliação de uma moradia em Paço D’Arcos, cuja utilização do Revit permitiu que o levantamento do existente fosse transportado para a definição final e/ou visual da volumetria do conjunto a formular e projectar, bem como uma percepção mais real das componentes formais e funcionais do mesmo. Certos pormenores pontuais, tanto no interior como no exterior são agora vistos em volumetria, tal como acontece para certos aspectos construtivos. O outro projecto refere-se à projecção de raiz de moradias no Baleal, Peniche. Aqui a utilização do Revit permitiu visualizar o volume e as componentes formais e funcionais de cada moradia individualmente, quer em conjuntos ou grupos, pois existem algumas repetições que têm que ser cuidadosamente agrupadas e tratadas. O próprio tipo de arquitectura empregue, com alguns elementos mais tradicionais, de difícil execução construtiva podem ser comparados, revistos e alterados.

Imagem shade 
“Foi sempre uma preocupação que a qualidade dos nossos projectos fosse uma realidade. Essa preocupação continuará a ser uma das nossas principais orientações, em que o impacte final será sem dúvida melhorado, com a aplicação do Revit”, conclui Pedro Louro, arquitecto e sócio-gerente da MPPL.

Sobre a MPPL
A MPPL – Miguel Parente e Pedro Louro, Arquitectos Associados, Lda, é uma empresa que se dedica à área de Arquitectura e Planeamento com apoio de Engenharia, com uma componente muito forte de acompanhamento da obra. É constituída por dois Arquitectos seniores, um Desenhador/Projectista, um Arquitecto estagiário e vários freelancer. Dirige-se principalmente a clientes particulares e a empresas promotoras (construção e imobiliárias) e possui uma boa carteira de clientes fidelizada desde há vários anos.

Sem comentários: