sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lisboa é uma das capitais da Europa com o solo mais impermeabilizado

Lisboa é a quarta cidade mais impermeabilizada da Europa, de acordo com um estudo da Agência Europeia do Ambiente, que divulgou um mapa das condições do solo em 2006, recorrendo a imagens de satélite. O risco é elevado quando se pensa em acidentes naturais, alerta o organismo.

A capital portuguesa está atrás de Bucareste, na Roménia, Tirana, na Albânia, e Varsóvia, na Polónia, com uma área impermeabilizada de 60,66% em relação à sua área total. Londres, por exemplo, no Reino Unido, tem 42,51% do seu solo impermeabilizado, enquanto Estocolmo, na Suécia, a capital mais bem colocada no ranking, tem 22,90% de impermeabilização. “A realidade avaliada pelo relatório é, infelizmente, comum também noutras cidades portuguesas”, afirmou a Quercus, que, segundo a Agência Europeia do Ambiente, “há muito que denuncia” os riscos da impermeabilização dos solos em território português, acusando governos e autarquias de uma má política de ordenamento.


“Tem sido habitual, ao longo das últimas décadas, a ocupação de solos muito produtivos, que são essenciais para o presente e para o futuro, como fonte de produção agrícola e de inúmeros serviços ambientais”, que “têm sido sistematicamente desafectados da Reserva Agrícola Nacional, havendo casos de ocupação recente de zonas de ricos de cheias, que deveriam estar classificadas como Reserva Ecológica Nacional”, referiu ainda a organização ambientalista, em comunicado enviado à agência Lusa.

Fonte:

Sem comentários: