terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Truques e dicas Revit Architecture – Vistas dependentes

Divisão das vistas (Splitting Large Floor Plates)
Em projectos com grandes áreas de pisos, os utilizadores preferem trabalhar como um todo em vez de separarem os pisos por segmentos de forma a caberem nas folhas de impressão. Para uma maior facilidade e aproveitando a bidirecionalidade dos dados do Revit Architecture, é possível agora ter toda a consistência do projecto ao nível do modelo, anotações, vistas e folhas de impressão. 

clip_image002

Duplicar as vistas como elementos dependentes
O novo método de duplicar vistas permite que os utilizadores dupliquem uma vista numa série de vistas dependentes. As vistas dependentes (Dependent Views) são uma subcategoria da vista original do modelo que assegura a inteira consistência do modelo, anotações e elementos entre a vista principal e as suas vistas dependentes. 

Para duplicar uma vista como dependente, clique com o botão do lado direito no Project Browser numa das vistas do modelo e escolha: Duplicate View > Duplicate as Dependent
 
clip_image002[6]

A nova vista dependente irá ter a sua própria crop region que é independente da sua vista original. Contudo, cada vista dependente irá estar demarcada na vista principal para maior controlo.clip_image004
O crop boundary de uma vista dependente pode sofrer uma rotação para um melhor controlo da posição e colocação das vistas nas folhas de impressão.
clip_image006 clip_image008
Ferramentas adicionais
Esta nova ferramenta (Dependent views) obrigou a que o Revit tivesse mais elementos de suporte á mesma, tais como: Annotation Crop Boundary, Match Lines, e View References. 

Annotation Crop Region
Uma nova crop region de nome Annotation Crop Region permite fazer o crop das anotações na vista do modelo. Na passagem do ponteiro do rato a Annotation Crop Region é realçada com um tom verde. 

clip_image010

Alterar o tamanho da Annotation Crop Region é idêntico ao mesmo processo utilizado para alterar o tamanho das Crop Region. Seleccione a Crop Region para mostrar a Annotation Crop e utilize as guias azuis para alterar o tamanho da Annotation Crop Boundary

clip_image012

A visibilidade das Annotation Crop é controlada através da janela de propriedades das vistas (View’s Properties

clip_image014

A visibilidade das crop boundary pode ser desligada através do botão Hide/Unhide Crop Region que se encontra na barra de visibilidades.
clip_image016

Match Lines
As Match Lines foram introduzidas no Revit para delimitar as diferentes zonas/vistas dependentes.
No menu View da barra de ferramentas clique na ferramenta Matchline, de forma a activar o modo de desenho Sketch
 

clip_image020

Desenhe a linha de separação entre as vistas dependentes e finalize o modo Sketch. Para uma maior precisão e coordenação a Matchline criada irá ficar visível tanto nas vistas dependentes como na vista original do modelo. 

clip_image022

Referencia da vista (View Reference)

Este elemento é um novo tipo de anotação que permite a associação e ligação entre a vista principal e as suas vistas dependentes. Similar as marcas de piso, ou de alçado as View Reference irão automaticamente indicar o número de vista e a folha de impressão onde foram inseridas as vistas dependentes.
Esta ferramenta pode ser encontrada no menu View da barra de ferramentas. 

clip_image024

Uma vez seleccionada esta anotação pode ser colocada na vista dependente que lhe esta associada.
clip_image026

A target view é uma propriedade da vista de referência (View Reference) que pode ser alterada durante a sua colocação ou directamente na barra de opções. 

clip_image028

Sem comentários: