quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hospitalcuf Porto entre os melhores projectos mundiais de arquitectura



O Hospitalcuf Porto, um projecto assinado pelo gabinete português Manuel Ventura e Associados, é um dos edifícios que figuram na lista dos seis nomeados ao WAF – World Architecture Festival. O concurso realiza-se em Novembro próximo, em Barcelona.

O edifício que concorre na categoria de “Edifícios de Saúde”, está localizado na Estrada da Circunvalação, e conta com uma área hospitalar de 25.000m2 , 3.500m2 de áreas técnicas, e 17.300 m2 de estacionamento para 500 lugares. De acordo com fonte do Hospitalcuf, o mesmo tem capacidade de internamento de 148 camas, 1 bloco cirúrgico com 8 salas de cirurgia e 1 bloco dedicado à Obstetrícia com 3 salas de cirurgia.



O edifício é composto por dois corpos volumétricos sobrepostos. “O volume superior é revestido a vidro e aço e está deslocado, com um balanço de 8 metros, sobre o corpo mais opaco, em betão, que forma a base. O volume superior alberga sobretudo segmentos do programa de utilização do público em geral, nomeadamente o internamento, enquanto na base se localizam os sectores mais técnicos, de diagnóstico e intervenção médica e cirúrgica. De salientar o átrio a que se acede a partir da entrada que permite a entrada de luz natural. É um espaço que permite uma visão global do edifício, com uma praça interior”, pode ler-se no comunicado de imprensa.

No concurso, organizado em 27 categorias, participaram mais de 80 países. Numa primeira fase foram seleccionados os melhores projectos e edifícios por cada categoria, e posteriormente os nomeados serão sujeitos a uma eleição que visa escolher o vencedor da respectiva categoria e posteriormente eleger o melhor edifício e o melhor projecto do ano.




Fonte Ana Rita Sevilha

Sem comentários: