quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Caso de Estudo - Gabinete Técnico da Trofa

O Gabinete Técnico da Trofa surgiu pelas mãos de Hernâni Gonçalves da Cunha, em 1972. Com projectos de Norte a Sul do País e também no Estrangeiro, o Gabinete Técnico da Trofa (GTT) dedica-se sobretudo ao sector privado. Cliente da Autodesk desde 1991, o GTT tem vindo ao longo do tempo a apostar cada vez mais nas soluções Autodesk. A aposta mais recente foi no Revit Architecture .



O Revit Architecture foi a solução para projecto de Arquitectura, baseada no conceito de BIM, adoptada pelo Gabinete Técnico da Trofa. Segundo Hernâni Gonçalves da Cunha, Engenheiro, com 40 anos de experiência em Projecto e importante Mecenas no Concelho da Trofa, este programa permite, graças ao seu motor paramétrico, efectuar rapidamente alterações ao projecto em qualquer fase da sua elaboração, e mantendo toda a informação actualizada e consistente.




“Bastou uma breve demonstração numa feira e em pouco tempo ficámos convencidos. Com Revit o projecto torna-se mais real, pois permite aplicar todo o tipo de materiais. É um software muito intuitivo mas que exige alguma formação”, explica Hernâni Gonçalves da Cunha. “Utilizamos o Revit desde 2006. Divirto-me com o que faço ao utilizar Revit e os clientes ficam encantados com as imagens apresentadas e nível de detalhe, facilitando desta forma a compreensão. ”.



A adopção do Revit Architecture permitiu ao Gabinente Técnico da Trofa ganhar vantagens competitivas significativas ao nível da velocidade de execução e da qualidade do detalhe dos seus projectos. Com o Revit Architecture “elaboramos os projectos com maior rapidez e com um nível de detalhe muito superior (...) os Clientes são cada vez mais exigentes”


“A preparação de processos para licenciamento nas Câmaras são mais rápidos, mais perceptíveis e esclarecedores. O ganho de tempo médio na elaboração de um projecto é de 30% ou superior. O Revit é importante para o cumprimento dos prazos.”


Importante, também, é a possibilidade de criar bibliotecas que depois podem ser reutilizadas noutros projectos. “Com a facilidade de utilização/ alteração/criação de bibliotecas, pratica-se uma economia de tempo de projecto para projecto.”


De acordo com este responsável, para que todo o potencial deste tipo de soluções seja devidamente aproveitado são essenciais uma boa formação inicial e um bom suporte na implementação e nas primeiras fases da sua exploração. Este tipo de suporte foi fornecido pela SISCAD, Parceiro de Valor Acrescentado da Autodesk, sediado em Vila Nova de Gaia, que tem acompanhado o Gabinete Técnico da Trofa desde o início deste processo.


“Sentimo-nos muito apoiados pela SISCAD e é esse apoio constante que leva a que nos sintamos muito confortáveis com a utilização do software Autodesk.”



Ainda sobre as vantagens da utilização do Revit, Hernâni Gonçalves da Cunha salienta a importância que o Revit tem no apoio à preparação da apresentação dos projectos aos seus clientes, graças à sua capacidade de preparar animações e imagens fotorealistas de elevada qualidade.


Olhando para o futuro o Gabinete Técnico da Trofa pretende continuar a utilizar o software Autodesk estando a equacionar a utilização do 3D Studio como complemento ao Revit.

Sem comentários: