domingo, 9 de janeiro de 2011

Truques e dicas – Revit – Topografia escavação (tuneis)

É sabido que a representação de toposurfaces em corte se configura de uma forma genérica, aplicável portanto a todas as superfícies topográficas definidas no projecto.

No projecto de um edifício enterrado, surge como obrigatória a definição de um pad, que se responsabiliza pela execução dos desaterros (e aterros) necessários à construção.

O problema é que as propriedades de um pad não contemplam a definição do pé direito de acção sobre a topografia, pelo que quando o utilizamos perdemos todo o volume desta, na área correspondente à do pad, desde a sua cota de colocação até pelo menos ao seu ponto mais alto.
clip_image002


E se definirmos uma nova toposurface em cima da zona que foi escavada, a representação que resulta é a seguinte:
clip_image004
Mas a solução até é fácil...

- Grave o ficheiro num ponto de desenvolvimento similar ao da figura anterior, com a topo inicial escavada pelo pad e a segunda topografia construída.
- Agora apague tudo menos esta última.
- Exporte para DWG: File > Export... > Cad formats.

clip_image006

- Feche o ficheiro sem gravar. Reabra-o e passe à importação do modelo, agora convertido em DWG: File > Import/Link > CAD Formats.

Assegure-se que o integra correctamente no projecto. É boa opção assinalar, na caixa de importação, a opção 'Origin to Origin' (campo 'Positioning').

E não se esqueça que a caixa dos Object Styles permite configurar a representação deste elemento importado. Tem à disposição, para cada um dos seus layers, a configuração da espessura, cor, estilo de linha e respectivo material.

O projecto deve poder comparar-se a este:
clip_image008
- Agora desenhe uma trama igual à da representação do terreno em corte e... voilá!
clip_image010

Sem comentários: