domingo, 2 de janeiro de 2011

Truques e dicas - Pormenorização em Revit Architecture


Muitas pessoas que nunca utilizaram o Autodesk Revit Architecture afirmam que a aplicação não pormenoriza convenientemente. Simplesmente estão erradas ou mal informadas de como o fazer.

  1. O Autodesk Revit Architecture não pormenoriza, o utilizador é que tem a capacidade de decidir o pormenor que quer dar ao projecto, ao edifício, aos pormenores que irão tornar o edifício uma obra de arte. Parece-me obvio que só pelo motivo de a aplicação executar vistas de corte instantâneas através dos componentes, não significa que a aplicação decida quais as condições específicas que o utilizador pretende comunicar e decidir.
  2. O Revit Architecture contem sim uma potente biblioteca e capacidades de pormenorização que lhe permite obter pormenores com maior qualidade que em AutoCAD.


algumas questões essenciais de forma a obtermos a melhor solução para este fim:
Vou modelar em 3D, 2D ou com os dois métodos?

Esta questão irá ajuda-lo a responder ao seguinte:
  1. Por algum motivo a pormenorização irá ser visível nas restantes vistas?
  2. É um detalhe genérico que irá ser usado em diferentes projectos ou é específico para este caso?
  3. Até que ponto iremos modelar, este elemento irá sofrer alterações profundas?

Um bom exemplo é um corte pormenorizado de uma porta.
Iremos ver a estrutura da porta, como por exemplo o lintel, nas restantes vistas do projecto? Não. Então desenhamos em 2D por cima da nossa chamada de pormenor (section/callout view)

E a ligação da porta com a parede, isolamento, desenho detalhado da moldura, aro, etc? Não. Mais uma vez desenhamos em 2D por cima da nossa vista de pormenor.

Iremos ver um lintel em pedra numa outra vista do modelo? Sim. Então modelamos o lintel na família da porta, para que seja vista correctamente em alçados, cortes e plantas.

E se o fabricante de portas nos enviou um detalhe AutoCAD de toda a porta pormenorizada? Melhor ainda, apenas temos que importar o ficheiro DWG numa vista de desenho (Drafting View) e liga-la directamente ao pormenor!

Sem comentários: