segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Truques e dicas – Revit - Como recuperar um modelo em Worksets através de um backup

Se utiliza os worksets e um modelo central de Revit, irá reparar que não terá os 3 ficheiros de backup que o Revit normalmente cria. Por defeito terá algo como isto:

clip_image001

Se activar os worksets de forma a que múltiplos utilizadores acedam e partilhem o mesmo modelo de Revit irá reparar que os ficheiros anteriores (ou os backups) não irão aparecer mais.


Num modelo onde os worksets estão activos, por defeito o Revit guarda 20 backups do modelo central, mas não é possível utilizar os mesmos como ficheiros únicos “normais”.

Para reutilizar para uma versão anterior do ficheiro central terá que seguir os seguintes passos:
Com o Revit aberto e sem nenhum projecto active, vá a janela Collaborate > Restore Backup

clip_image002

Procure o seu ficheiro central e procure a pasta que tenha o sufixo _backup (normalmente estará na mesma pasta do ficheiro central do projecto de Revit).


clip_image004

Abra a pasta com duplo clique e verifique o conteúdo da mesma (normalmente a pasta estará vazia!).
Ignore o facto da não existência de ficheiros e clique em ‘Open’.

clip_image005

Irá abrir uma janela de dialogo que mostra o historic de gravação dos ficheiros, mostrando a data e quem os executou. No exemplo podemos ver que a ultima gravação foi executada pelo utilizador revit.user No.2 às 16:29

clip_image006

Para pré-visualizar uma versão anterior, seleccione-a e clique em “Save As…” e o Revit irá criar um modelo independente que poderá abrir

Para prevenir alterações ao modelo central, utilize a opção Rollback…, mas atenção que esta alteração ira mudar permanentemente todo o trabalho executado ate essa data.

Abra a copia do ficheiro central e clique em “Save As…” e altere o numero de backups máximos

clip_image007

Finalmente executada estas operações a informação será enviada de volta para o ficheiro central e o numero de backups irá ser mantido e actualizado sempre.

1 comentário:

Décio Ferreira disse...

Espero que este pequeno tutorial seja útil para muita gente!

Parece complicado mas é muito simples de perceber...e muito útil!

Bom trabalho Carlos