segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Caso de estudo - Autodesk Revit Architecture no Gabinete de Arquitectura Rui Avelar

 

O Revit permite rentabilizar melhor o tempo e aumentar a qualidade dos projectos de arquitectura

Para a Rui Avelar, Gabinete de Arquitectura a adopção do Autodesk Revit Architecture surgiu com a necessidade de evoluir e modernizar, permitindo à empresa rentabilizar melhor o tempo dedicado à criação do projecto, dada a forma prática e intuitiva como o programa está concebido e que no final se traduz num aumento da qualidade dos projectos de arquitectura.

“O Autodesk Revit Architecture tem, para a Rui Avelar, os recursos necessários para criar a correspondência entre conceitos complexos e as suas formas construídas, com novas e poderosas características que expandem potencialidades conceptuais e de precisão no projecto”, refere Rui Avelar, arquitecto responsável da Rui Avelar.

 

A empresa considera que o Autodesk Revit Architecture é uma excelente ferramenta de comunicação, no sentido em que permite um contacto melhorado e mais eficaz com os clientes, primeiramente por conseguir materializar os conceitos de arquitectura e numa segunda fase, com o auxílio das ferramentas 3D, a possibilidade de apresentação tridimensional relativamente simples dos projectos que lhes confere um aspecto mais próximo da realidade. Sobre isto, Rui Avelar acrescenta que “com o Revit há uma apresentação mais colorida e pormenorizada dos projectos, sendo que o impacto final junto dos clientes é bastante positivo e motivador dado poderem visionar de uma maneira real a construção projectada”.

Nos projectos de arquitectura da Rui Avelar, com o Revit pode-se desenhar praticamente tudo, desde projectos de moradias e prédios plurifamiliares de vários pisos, até edifícios industriais ou comerciais. É possível também planear loteamentos ou urbanizações graças às funcionalidades do Revit, entre elas, a modelação de terrenos ou o sistema de links, o qual possibilita a inserção dos lotes desenhados noutro ficheiro. Existe ainda a exportação para CAD (ficheiros DWG), a qual é bastante prática e funcional pois permite ter desenhos para enviar aos colaboradores a fim de elaborarem os projectos de especialidades.

Para os projectistas da Rui Avelar, o Revit tornou-se numa forma fácil de acompanhar a evolução do projecto e por conseguinte da própria construção, visualizando com facilidade todos os pormenores construídos. O processo de projecto digital do Revit permite a captura automática e gestão de informação detalhada do projecto em cada fase do trabalho e permite, sem esforço para os arquitectos, a captura e a apresentação das suas mais expressivas ideias de projecto, bem como a coordenação da documentação.

Em suma, as vantagens do Revit reflectem-se, para a Rui Avelar, na rapidez de execução do projecto, na melhor percepção dos vários níveis de construção, visualização de todos os pormenores, e melhor e mais detalhe na apresentação ao cliente. Através do sistema de câmaras e renderização permite jogar com as cores e materiais de forma a ter uma ideia quase real do resultado final.

Sobre a Rui Avelar

A Rui Avelar tem como principal actividade a elaboração de projectos de arquitectura na área da construção e do planeamento.

O seu principal objectivo passa por ir ao encontro dos interesses dos seus clientes sem esquecer os parâmetros arquitectónicos estabelecidos em cada local de intervenção.

Os seus clientes são maioritariamente particulares e construtores da região e conta com uma equipa de 6 profissionais, constituída por dois colaboradores directos (desenhadores) e quatro indirectos (engenheiros, cada um com a sua especialidade).

No conjunto a Rui Avelar consegue elaborar e acompanhar todas as fases dos processos.

Sem comentários: