terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Caso de Estudo - Europaraíso - BIM e Visualização do projecto

A Europaraíso -Sociedade Imobiliária, SA, acaba de lançar a Urbanização Casas da Quinta, em Palme­la. Beneficiando de uma localização excepcional, esta nova urbanização oferece uma arquitectura harmoniosa, combinada com o máximo cuidado na optimização dos consumos energéticos e na preser­vação do Ambiente.

O principal objectivo da Urbanização Casas da Quin­ta é a satisfação dos seus clientes. Neste âmbito, uma das suas maiores preocupações, a par com a quali­dade dos seus projectos, é a comunicação com as pessoas interessadas no empreendimento, procuran­do corresponder completamente às suas expectativas através de uma oferta personalizada.



Para garantir estes aspectos, o projecto da Urbanização Casas da Quinta conta com a colaboração de uma equipa de arquitectos, engenheiros e 3D artists com reconhecida experiência de mercado, apoiada na mais recente tecnologia de CAD para projecto de Arquitectu­ra e Construção.






BIM ao serviço da qualidade do Projecto e da Construção

A solução de CAD que é utilizada no desenvolvimento da Urbanização Casas da Quinta tem como base a moderna tecnologia BIM (Modelo de Informação para a Construção) da Autodesk, integrando o Revit Architecture, para o projecto de Arquitectura, com o 3ds Max Design, para a interacção com o Cliente e criação de apresentações realistas das moradias.

O Revit Architecture permite a criação de modelos 3D que contêm toda a informação necessária para as diferentes fases de projecto, desde o desenvolvimento do conceito de Arquitectura inicial até à preparação de toda a informação de suporte para a construção. Estes modelos são paramétricos, permitindo aos arquitectos testar interactiva e rapidamente várias soluções alternativas e responder no momento aos pedidos particulares dos clientes de uma forma pessoal e muito eficiente.

Um dos aspectos que a Europaraíso SA valoriza é o da eficiência energética das moradias da Urbanização Casas da Quinta. Também aqui a qualidade da informação contida nos modelos criados pelo Revit Architecture é importante, podendo servir de base para efectuar simulações e estudos de eficiência energética que permitam demonstrar aos Clientes o valor acrescentado que lhes é oferecido sob a forma de uma habitação 100% adaptada aos seus pedidos e, ao mesmo tempo, 100% optimizada nos consumos energéticos.


Comunicação baseada em realidade virtual

O processo de comunicação com o cliente é facilitado pela utilização de maquetas virtuais a 3D, das soluções de projecto que estão a ser propostas. A tecnologia BIM que suporta a criação destas maquetas, permite analisar em tempo real os efeitos de eventuais alterações ao modelo original, quer em termos ergonómicos quer em termos de custos. Ao mesmo tempo, torna também possível simular materiais e acabamentos logo a partir de uma fase muito preliminar do projecto. Um outro aspecto importante é o de possibilitar a criação de um modelos digitais 3D, em formato DWF, e de imagens e filmes realizados em 3ds Max Design, que o cliente poderá levar consigo para poder analisar mais tarde, em privado.

Este processo, baseado em realidade virtual, ajuda o cliente a entender os conceitos envolvidos na concepção da sua moradia e a tomar decisões relativamente às opções que lhe são propostas, permitindo obter acordos mais rápidos e encurtar significativamente o ciclo de fecho do negócio. Ao mesmo tempo, é reduzido o risco de uma má interpretação do projecto proposto, o que limita a necessidade de efectuar correcções ou alterações durante a fase de construção.


Futuros Desenvolvimentos

Apesar dos resultados positivos que já consegue obter através da actual utilização do Revit Architecture e do 3ds Max Design, a Urbanização Casas da Quinta pretende melhorar a qualidade dos seus processos de projecto e de comunicação com o cliente, estando previstos, para um futuro próximo, os seguintes passos :

  • Passar a incluir Modelação do Terreno dentro do Autodesk Revit Suite para facilitar a optimização e os cálculos envolvidos na implantação do edifício e respectivas acessibilidades;
  • Produzir automaticamente fichas para Certificação Energética dos Edifícios, com medições realizadas automaticamente a partir do Modelo, por forma a apoiar iterações na optimização da Classificação A+;
  • Definir um conjunto de parâmetros por forma a controlar, em cada momento do projecto, os dados de licenciamento e prevenir atrasos e custos posteriores;
  • Promover a interacção com colaboradores externos que utilizam BIM;
  • Produzir outputs de Revit em FBX, para maior produtividade em 3ds Max Design.

Paralelamente, a Urbanização Casas da Quinta considera ainda evoluir os seus processos de comunicação e colaboração externas, com Parceiros de Projecto e Fiscalização (e com os Clientes) através do Autodesk Buzzsaw. A implementação de todas estas acções será facilitada, quer pela qualidade da informação contida nos modelos BIM criados pelo Revit Architecture, quer pela abrangência da completa gama de soluções para a Arquitectura e Construção que constituem o portfolio da Autodesk.

Sem comentários: