sábado, 25 de dezembro de 2010

Caso de Estudo - Soluções da Autodesk para a Indústria ao serviço da Efacec

Constituída em 1948, a Efacec , o maior Grupo Eléctrico Nacional constituído por capitais portugueses, é hoje uma das principais referências no panorama empresarial nacional. Actualmente, a sua estrutura divide-se em três grandes áreas de negócio: a Energia, a Engenharia, Ambiente e Serviços, e Transportes e Logística.
A forte aposta no mercado Internacional, bem como um constante investimento em Inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias, em articulação com as tecnologias e competências de base, são factores importantes para o crescimento e desenvolvimento sustentados do Grupo Efacec . Ao longo da sua existência, a Efacec “tem conseguido penetrar favoravelmente no mercado, posicionando-se na linha da frente, não só da indústria portuguesa, como também nos mercados internacionais, sendo que o mercado de exportação representa hoje cerca de 62% do volume de vendas da empresa. A Efacec , emprega actualmente, cerca de 4.500 pessoas e possui um volume de encomendas que ultrapassa os mil milhões de euros, estando hoje presente em cerca de 65 países” refere a Dra. Paula Lago, da Efacec .




A Efacec é uma empresa que procura constantemente actualizar-se e responder às necessidades do mercado de uma forma rápida, pronta e eficiente, que vá ao encontro das suas necessidades actuais e futuras. Desta forma, a evolução tecnológica apresenta-se como uma das maiores preocupações da empresa, que a vê como factor determinante para garantir a competitividade e a qualidade dos seus produtos



O software Autodesk na Efacec Transformadores
Do ponto de vista do projecto, o sector dos Transformadores, que se integra na área de negócios da Energia, é particularmente desafiante, quer pelos elevados padrões de qualidade exigidos pelo mercado, quer pelo facto de cada nova encomenda implicar um projecto novo, de raiz, o que na prática se traduz numa carga de trabalho muito elevada do gabinete de projecto.


Por isso a Efacec está continuamente a trabalhar para aperfeiçoar o seu processo interno de projecto e documentação para a produção. Actualmente utiliza uma solução mista, que integra ferramentas de cálculo desenvolvidas internamente, utilizando o conhecimento acumulado ao longo de décadas de presença no mercado, com a mais recente tecnologia de desenho e de projecto da Autodesk.

Como explica a Dra. Paula Lago “o sistema utilizado no estudo dos Transformadores integra todos os programas específicos à análise do campo eléctrico, do campo magnético, de sobrecargas e de curto-circuitos, permitindo identificar múltiplas soluções para seleccionar a mais fiável e competitiva. O constante desenvolvimento dos nossos produtos assegura um elevado padrão de qualidade que nos permite ser reconhecidos mundialmente como um fabricante de elevado prestígio”.

A concepção de um transformador envolve a realização de inúmeros planos. Assim, tendo em conta que a Efacec produz anualmente mais de 100 transformadores diferentes, o número de planos que continuamente são criados é extremamente elevado. Para executar tais planos com a qualidade, rapidez e eficácia necessárias, a Efacec Transformadores utiliza uma solução que integra ferramentas de cálculo específicas como o WinTree, com duas ferramentas avançadas de desenho e projecto da Autodesk : o AutoCAD Mechanical e o AutoCAD Inventor.

Como refere a Dra. Paula Lago, “optámos por uma solução integrada, pois era nossa intenção aumentar significativamente a produtividade, qualidade e fiabilidade dos nossos produtos finais, oferecendo uma mais-valia aos nossos clientes e ganhando, ao mesmo tempo, vantagem competitiva no mercado em que operamos”



Integração com o WinTree
O WinTree é um IDE, desenvolvido pela Efacec , que é utilizado numa fase inicial do processo de projecto para, em função das especificações originais pretendidas, determinar um conjunto de parâmetros e grandezas que vão servir de base ao projecto do transformador. Os resultados encontrados pelo WinTree são, depois, utilizados pelo software da Autodesk para criar os modelos e os planos necessários à conclusão do projecto e à comunicação com a produção. O primeiro desenvolvimento para este efeito foi o estudo do “Conjunto Circuito Magnético Core”, baseado nos algoritmos de cálculo integrados no WinTree. Os resultados obtidos são utilizados como ponto de partida para o projecto completo do transformador, o que é feito com o apoio do software da Autodesk, devidamente adaptado e personalizado com ferramentas específicas desenvolvidas internamente. A Efacec começou por utilizar o AutoCAD Mechanical para gerar toda a documentação 2D necessária para a produção, incluindo a informação necessária para alimentar máquinas CNC em processos que incluem o corte e posicionamento de milhares de componentes.

Actualmente, está em curso a implementação gradual da tecnologia 3D, utilizando o AutoCAD Inventor. A ideia é desenvolver modelos 3D de todos os componentes elementares e respectivas assemblagens, respeitando o dimensionamento calculado. O software começa pela modelação dos componentes individuais, passando de seguida para as assemblagens parciais e por fim para a assemblagem final do projecto.

AutoCAD Inventor
A trabalhar com o AutoCAD Inventor há cerca de dois anos, a Efacec possui actualmente 16 licenças, apoiando os seus processos de projecto num con-junto flexível e pormenorizado de ferramentas para projecto mecânico 3D, simulação de produto, criação de ferramentas e comunicação de projecto, que a ajudam a tirar partido da Prototipagem Digital e a produzir melhores produtos num menor espaço de tempo e de forma mais económica.


AutoCAD Mechanical
A Efacec confia e utiliza o AutoCAD Mechanical, há cerca de 10 anos, possuindo mais de 80 licenças deste software, que para além de possuir todas as funcionalidades do AutoCAD, possui também uma gama abrangente de funcionalidades específicas para acelerar os processos de projecto mecânico e detalhe de desenho de fabrico,

Simbiose perfeita
A utilização de tecnologia de desenvolvimento próprio, como o WinTree, integrada com a mais evoluída tecnologia para desenho e projecto mecânico, como o AutoCAD Mechanical e o AutoCAD Inventor, permitiu à Efacec a obtenção de resultados muito positivos, encontrando-se preparada para o desenvolvimento de novos processos que a façam evoluir no campo da inovação tecnológica. Actualmente, e após um período intensivo de análise e de testes bem sucedidos, encontra-se em desenvolvi-mento a evolução para processos de projecto baseados em modelação 3D, utilizando o AutoCAD Inventor. “A concepção de produtos inovadores é um dos principais objectivos da empresa, uma vez que a evolução tecnológica não espera e é necessária uma constante actualização e evolução dos processos, por forma a estarmos sempre na vanguarda no nosso campo de actuação”, conclui a Dra. Paula Lago.

Sem comentários: