quarta-feira, 9 de março de 2011

Instituições potenciam Investimentos de 300 Milhões de Euros.

O Grupo aicep Portugal Global, o Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Grupo Mota-Engil assinaram hoje um Acordo de Parceria que formaliza o envolvimento destas três entidades no apoio financeiro e operacional às PME nacionais que pretendam internacionalizar-se.

Ao abrigo do Acordo, as empresas nacionais do sector industrial que pretendam internacionalizar-se, poderão apresentar um projecto junto destas entidades, que, em caso de aprovação, serão os seus parceiros investidores em sociedades-veículo a constituir para o efeito.

Financiamento
A aicep Capital Global, a Caixa Capital e a Mota-Engil Indústria e Inovação (empresa constituída pelo Grupo Mota-Engil especificamente para este fim) assumem um posicionamento de private equity através da subscrição de capital destinado a financiar parte dos projectos das PME nacionais. O Volume de Investimento previsto para os primeiros três anos do projecto é de 300 milhões de euros.


Este valor global de Investimento reflecte um elevado compromisso com a visão estratégica de contribuir para a internacionalização das PME portuguesas, o que se traduz numa participação conjunta nas sociedades-veículo que poderá atingir, no limite, 49 por cento do Capital Próprio destas entidades. Esta participação é repartida entre a Mota-Engil Indústria e Inovação (que assumirá no máximo 30 por cento da participação), e a aicep Capital Global e a Caixa Capital, que conjuntamente poderão assumir até 19 por cento.

Mercados-alvo
No âmbito desta Parceria serão privilegiados os países onde a Mota-Engil está presente, de forma a garantir a disponibilização de uma rede internacional de facilities nestes mercados e o reforço das competências de gestão (disponibilizada através das estruturas locais do Grupo Mota-Engil) e de capacidade financeira para o investimento que assumirão, em conjunto, os parceiros institucionais que hoje celebram o presente Acordo.
 
Com condições previamente estabelecidas de saída (entre 4 a 6 anos), os parceiros financeiros deste projecto garantirão um apoio adequado ao enraizamento dos projectos das PME nacionais na fase mais delicada de qualquer processo de internacionalização: a fase de arranque nos três primeiros anos, assumindo o promotor do projecto, na fase subsequente do período acordado, a propriedade integral dos veículos constituídos.

No entanto, no caso de se antever a possibilidade de permanecer no projecto pelo facto de afigurar como viável a internacionalização para outros mercados, o compromisso de permanência poderá ser assegurado por um período mais extenso. O alargamento da actividade, expansão do negócio, entre outros factores pode justificar a manutenção do parceiro investidor se estiver garantida a criação de valor para todas as partes.

Conhecimento e experiência
A aicep Portugal Global, o Grupo Caixa Geral de Depósitos e o Grupo Mota-Engil partilham conhecimento e experiência em mercados internacionais.

Para a concretização de um processo de internacionalização, e porque cada mercado tem as suas especificidades, a partilha do conhecimento e a experiência internacional detidas por estas entidades assumem um papel fundamental para o desenvolvimento internacional das PME, que constituem a maioria do tecido empresarial português.

A complementaridade de actuação das entidades envolvidas poderá também potenciar o êxito das empresas que venham a ser parceiras neste projecto de “Internacionalizar em Parceria”, considerando, nomeadamente, que a AICEP está presente em 44 países com 50 pontos de rede, tendo por missão principal a promoção do investimento e do comércio externo português. Igualmente, a Caixa Geral de Depósitos é o maior grupo financeiro português e com maior grau de internacionalização (actuando em quatro continentes e 23 países); e a Mota-Engil conta com 64 anos de actividade internacional e está hoje presente em cerca de 15 mercados externos.

Fonte: CGD
Direcção de Comunicação e Imagem

Data:04-03-2011

Sem comentários: