segunda-feira, 14 de março de 2011



Formação Projecto Sustentável com Ecotect Analysis - Início a 23 de Março

Conceber projectos e realizar análises de sustentabilidade energética e conforto térmico, acústico e lumínico recorrendo à aplicação Autodesk Ecotect Analysis. Identificar soluções e procedimentos que poderão utilizar para melhoria dos projectos em termos de sustentabilidade e criar toda a documentação para apresentação dos mesmos.


ENQUADRAMENTO

Para um projecto sustentável é fundamental explorar factores como a energia solar, sombras e reflexos, iluminação, acústica, ventilação. O software de análise Ecotect é uma ferramenta de análise de sustentabilidade e desenho abrangente, que permite visualizar e simular a performance do edifício em termos de conforto térmico, luminoso e acústico, no contexto da sua envolvente. Oferece uma ampla gama de funcionalidades de simulação e análise para melhorar o desempenho dos edifícios existentes e os projectos de construção nova, auxiliando na escolha de estratégias de projecto para obtenção de conforto ambiental e eficiência energética no espaço construído.
A interoperabilidade com outras ferramentas como o Autodesk Green Building Studio e o eQUEST (DOE-2) amplificam as capacidades de análise energética, de consumo de água e emissões de carbono permitindo comparar de forma expedita várias alternativas de projecto.


OBJECTIVOS

No final do curso os formandos deverão estar aptos a conceber projectos e realizar análises de sustentabilidade energética e conforto térmico, acústico e lumínico recorrendo principalmente à aplicação Autodesk Ecotect Analysis. Os participantes deverão identificar soluções e procedimentos que poderão utilizar para melhoria dos seus projectos em termos de sustentabilidade e criar toda a documentação necessária à apresentação e compreensão dos mesmos.


DESTINATÁRIOS

Este curso é destinado a arquitectos e engenheiros e a todos os que se interessam por projecto sustentável.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


● Conceitos essenciais de sustentabilidade e design passivo
● Modelação de um edifício
● Análises de envolvente e clima: ventos predominantes, impacto visual
● Radiação solar: posição e percurso solar, radiação incidente
● Controlo de iluminação natural
● Radiância, Sombras e reflexões
● Iluminação artificial, Acústica
● Análise térmica do edifício
● Análise energética do edifício
● Green Building Studio e eQuest


EQUIPAMENTO

A formação é realizada recorrendo à utilização de CAI (Computer Aided Instruction).
Será utilizado um computador por cada Formando e entregue Manual de Apoio.


METODOLOGIA

O curso será composto por aulas teórico-práticas onde serão abordados comandos e metodologias e realizados projectos específicos. Máximo de 6 participantes por Acção de Formação e mínimo de 3.


CERTIFICAÇÃO

A TECAD é uma empresa especializada nas aplicações em que desenvolve Formação, tendo larga experiência na implementação de sistemas CAD / BIM e Projecto Colaborativo. A TECAD é Parceiro Autorizado Autodesk desde 1993.
Aos participantes será entregue Certificado de Frequência.


INSCRIÇÃO

Até 3 dias antes da data de início do curso.
Desconto de 10% para mais de um participante da mesma entidade.
Desconto de 23% para Estudantes e Particulares.


LOCAL

TECAD - Soluções Integradas de Projecto
Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A, 2635-477 Rio de Mouro

Fonte: TECAD

Sem comentários: