terça-feira, 8 de março de 2011

Espaço Gran Cruz - Arquitectura ao serviço dos sentidos



A Lucios – Engenharia e Construção iniciou as obras de reabilitação de um edifício debilitado na zona ribeirinha de V.N. Gaia, que dentro de seis meses dará lugar ao ‘Espaço Porto Cruz’, um centro multimédia dedicado ao universo dos vinhos do Porto.

O valor global do projecto, adjudicado à Lucios pela Gran Cruz Turismo, ascende aos €3M, cabendo à construtora uma fatia na ordem dos €1.27M.

Para Filipe Azevedo, Administrador da Lucios, a escolha da empresa para operar esta transformação prende-se com a sua capacidade para dar resposta a desafios que, pelas experiências que vem somando no segmento da reabilitação urbana, lhe são já familiares.

“A reabilitação de edifícios em zonas urbanas e históricas implica estar preparado para responder a determinadas exigências, como executar demolições em espaços pequenos, trabalhar em estaleiros de reduzida dimensão e num ambiente de trânsito constante, mas essa é uma realidade à qual estamos perfeitamente ajustados”, refere.

Com uma área total de construção de 996,50 m2, o edifício será composto por quatro pisos, aos quais acresce ainda um terraço com visão panorâmica sobre o rio Douro e sobre a cidade do Vinho do Porto.

Projectado pela dupla de Arquitectos Valentim Miranda e Miguel Miranda, o ‘Espaço Porto Cruz’ vai também contemplar uma área expositiva para a venda e degustação de vinhos, um pequeno auditório para conferências e outros eventos, bem como uma sala de projecção multimédia.

Situado no Largo Miguel Bombarda, em pleno centro histórico de V.N. Gaia, a estrutura apresentará um open-space que interliga os espaços existentes nos vários pisos e propõe uma imagem plástica contemporânea que pretende marcar o edifício como uma excepção e uma referência para a cidade.

“Será um espaço inovador, informativo, expositivo e de lazer, que pretende promover a marca de vinhos Porto Cruz e explorar todo o potencial turístico dos vinhos do Porto”, resume Filipe Azevedo.

 

Recorde-se que a Lucios tem também a seu cargo a execução dos principais projectos de reabilitação urbana de índole turística que decorrem na baixa da cidade do Porto, onde além da conversão do antigo cinema Águia D’Ouro em hotel low-cost, na Batalha, está também a concluir a obra do futuro Hotel Intercontinental, no antigo Palácio das Cardosas, na Avenida dos Aliados.

Sem comentários: