sábado, 25 de dezembro de 2010

Raster Design – Sabem para que serve?

Hoje mais do que nunca a imagem faz parte do ciclo do projecto em toda a extensão. Utilizamos imagens para reaproveitar projectos, recorremos a imagens de satélite para analisar riscos, aferir catástrofes ou definir novos traçados. O Raster Design é a aplicação da Autodesk que incorporada ao AutoCAD, Map 3D, Civil 3D, MEP, Topobase ou AutoCAD Mechanical ajuda o profissional a manipular imagem de outra forma impossível.

Conheça a fundo como é que o Autodesk Raster Design o pode ajudar.


Se a sua área é SIG
Os projectos de Sistema de Informação Geográfica (SIG) muitas vezes cobrem grandes áreas. A utilização de foto­grafias aéreas e imagens de satélite são uma forma eficaz de juntar informações necessárias de referência.

O AutoCAD Raster Design permite a ligação de dados e mosaicos de imagem, e ajuda profissionais de Cartografia e SIG a gerir grandes quantidades de dados. Os utilizadores também podem analisar infor­mações de altimetria através de modelos de terreno, mapas de declives, mapas de exposições ou mapas de cor para visualizar os dados subjacentes.

Análise de imagens multiespectrais ou DEMs (Digital Elevation models)
Os utilizadores podem combinar bandas multiespectrais de imagens de satélite em imagens de falsa cor que podem ser depois analisadas para obter informações sobre a utilização do solo, a cobertura vegetal, tipo de vegetação, superfícies impermeáveis, e assim por diante. Muitos utilizadores de SIG e Cartografia precisam de trabalhar a partir de mapas existentes em papel.

Estes mapas podem ser utilizados como referências, actualizações, ou convertidos em formatos vectoriais.
As aplicações típicas incluem a produção de carto­grafia, planeamento e ordenamento do território e gestão dos recursos.

Imagens georreferenciadas
Fotografias aéreas e imagens de satélite são muitas vezes combinadas com outros formatos de dados de modo a elaborar um projecto. As imagens também servem como uma fonte de actualização base para cartografia e SIG. Os utilizadores tipicamente gastam muitas horas a realizar tarefas morosas, tais como a correlação de dados, inserção das informações, verificação de mapas, e avaliação e conversão de dados.


Com o Raster Design podem de uma maneira simples:
• Realçar mapas e planos digitalizados
• Minimizar distorções lineares e não lineares após a digitalização
• Juntar ou recortar imagens, ou ambos, para melhor apoio ao projecto
• Editar dados raster como se tratasse de dados vectoriais
• Utilizar mapas e planos existentes para novos projectos
• Converter parcelas, edifícios, infra-estrutura e outras características em formato vectorial
• Preparar os dados para posterior utilização em siste­mas de SIG e AutoCAD Map 3D
• Vectorizar curvas de níveis e estradas selectivamente ou em toda a imagem

Se é profissional de Engenharia Civil
A incorporação de imagens raster, fotografias aéreas, ou desenhos digitalizados contribui para aumentar o valor das informações apresentadas no projecto. Uti­lize estas ferramentas em todas as fases de análise, concepção e gestão de território. Pode converter mapas digitalizados, incluindo curvas de nível e loteamentos, para o formato vectorial de uma maneira interactiva. Ao trabalhar com o AutoCAD Civil 3D, pode criar polilinhas 2D ou 3D directamente a partir de mapas digitalizados através do comando 3D Polyline Follower, seguidor de curvas de nível. Polilinhas 3D podem então ser usadas para criar uma superfície. Ao trabalhar com fotografias digitalizadas pode definir a sua área de trabalho através de uma fusão ou corte das ima­gens e, em seguida, pode utilizar o “Pallete Manager” e as ferramentas de ajustamento tonal para isolar elementos nos mapas ou para melhorar as imagens.

Se é Arquitecto
Imagens raster, fotografias aéreas, plantas dos pisos di­gitalizadas, cortes e pormenores fornecem uma exce­lente forma de aumentar a informação visual sobre um projecto de execução. Por exemplo, pode combinar um desenho digitalizado do existente com a proposta de reabilitação, através do software AutoCAD Architec­ture. Ou para o projecto de especialidades, como o de AVAC, utilizamos uma imagem digitalizada da planta do piso como referência. E, quando o projecto exige informação em suporte de papel, o AutoCAD Raster Design tem ferramentas de vectorização interactivas e de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para ajudar a obter resultados precisos.

E na Indústria Transformadora
Quando utilizado com o software AutoCAD Mechanical ou AutoCAD Electrical, o AutoCAD Raster Design forne­ce ferramentas de conversão vectorial com a funciona­lidade SmartCorrect. Esta funcionalidade de conversão vectorial tira partido pleno da avançada elaboração de definições do software AutoCAD, assim pode converter com rigor uma imagem de desenho num desenho vectorial. As ferramentas de edição avançadas raster fornecem a melhor relação entre custo e eficácia para rever desenhos de papel digitalizados. A funcionalidade OCR no AutoCAD Raster Design reconhece automa­ticamente texto manuscrito e dactilografado, tabelas em imagens raster e converte-os em texto do software AutoCAD ou em texto multilinhas.

Sem comentários: