sábado, 7 de maio de 2011

Caso Estudo - Laborial reforça confiança nas soluções Autodesk

 
DSC05828
 
Fundada no início de 1998, a Laborial – Laboratory Solutions centra-se no fabrico, comercialização e instalação de mobiliário técnico laboratorial e hospitalar, sendo por isso, um agente determinante na concepção dos espaços laboratoriais, trabalhando de acordo com as normas e legislação de âmbito nacional e internacional que regulamentam os espaços, materiais e a segurança das pessoas e das amostras. Como explica Nelson Quintas, Responsável de Marketing da Laborial, “Esta forma de actuação levou a que não fossemos vistos pelos clientes apenas como fabricantes de mobiliário técnico, mas também como elementos integradores dos requisitos dos espaços laboratoriais, garantindo a segurança dos utilizadores face a riscos químicos, biológicos ou radioactivos.”
 
Ao longo do tempo a empresa foi crescendo em notoriedade e reconhecimento no mercado, desenvolvendo em simultâneo o know-how necessário à concepção e projecto deste género de espaços, o que conduziu à criação de uma nova área de negócio na empresa – os projectos integrados. Estes projectos específicos destinam-se a laboratórios e espaços especiais para a área da saúde e integram as diferentes especialidades de projecto: arquitectura, climatização e ventilação, instalações electrotécnicas, fluidos e segurança. Neste momento, a Laborial é a “única empresa do país certificada para a gestão, concepção e construção de Projectos Integrados de Laboratórios. Somos claramente a única empresa no mercado nacional com know-how e capacidade técnica para este género de projectos”, destaca Nelson Quintas.



A experiência Autodesk 
 
A Laborial recorre às soluções Autodesk, sensivelmente, desde a fundação da empresa, em 1998 e desde esse momento, o recurso a soluções da marca tem sido uma constante. As soluções Autodesk, em especial o AutoCAD, eram inicialmente utilizadas pela empresa no seu Departamento de Projecto e Orçamento, com o objectivo de desenhar os layouts das instalações laboratoriais em conjunto com a implantação de mobiliário técnico e equipamentos. Em seguida, os projectistas procediam à orçamentação desses mesmos layouts, recorrendo ao software de gestão da empresa, introduzindo todos os produtos que estavam dispostos nos layouts.
 
Labo polyvalent Foto 3
 

“Há já algum tempo que falávamos sobre a necessidade de, por um lado, ligarmos o software de projecto ao de orçamento, e por outro, elaborar os nossos projectos em 3D. Desta forma, ao contactarmos com a Autodesk, foi-nos sugerido o Revit, que é um software BIM 3D, que funciona sobre uma base de dados e que pode ser conectado a outras bases de dados (Access, MySQL, etc). Constatámos que esta solução nos permitia resolver as questões que tínhamos”, comenta Nelson Quintas

Simultaneamente, a decisão de adoptar o AutoCAD Inventor, prendeu-se com duas razões essenciais: a comunicação que o Inventor possibilitaria em conjunto com o Revit, que se traduziria na optimização do fluxo de informação entre o desenvolvimento do produto e as outras áreas, bem como os benefícios que seriam alcançados ao fazer-se a ligação com as soluções de uma só empresa, traduzindo-se no reforço da parceria com a Autodesk.


Projectos em destaque
 
Desde a sua fundação, a Laborial tem utilizado as soluções Autodesk em diversos projectos de referência, destacando a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Biocant, Crioestaminal, CIRES, EPAL, BIAL, Fundação Gulbenkian, diversas unidades do Espírito Santo Saúde, alguns hospitais públicos, como por exemplo o Amadora-Sintra, HOVIONE, entre outros. Mais recentemente, os projectos do Instituto Pasteur, em Casablanca, Marrocos e do Hospital Universitário Reina Sofia, em Córdoba, Espanha, foram realizados com recurso ao novo software Revit MEP, bem como a todas as funcionalidades informáticas, entretanto implementadas.
 
layout
 
A Laborial possui actualmente 70 colaboradores distribuídos por 12 departamentos, sendo o software Autodesk utilizado em quatro: Departamento de Projecto e Orçamento, Departamento de Montagem e Logística, Departamento de Projectos Integrados e Departamento de Desenvolvimento de Produto. Desta forma, hoje em dia a Laborial possui no total, onze licenças Revit MEP, distribuídas pelos Departamentos de Projecto e Orçamento, Montagem e Logística e Projectos Integrados, bem como quatro licenças Autodesk Inventor no Departamento de Desenvolvimento de produto, dispondo duas delas das ferramentas Simulation Suite e Routed Systems.




Benefícios Alcançados
 
Quando questionado relativamente aos benefícios conseguidos com as soluções Autodesk, Nelson Quintas destaca, a “melhoria substancial da apresentação dos nossos projectos (3D e a cores, com possibilidade de renders). Os orçamentos são agora realizados automaticamente a partir dos projectos, com uma clara redução dos tempos necessários, sendo que houve a redução da probabilidade de erro em fase de projecto.” Segundo Nelson Quintas, neste momento é difícil avaliar quantitativamente o retorno, mas possui a “clara noção de que é bastante positivo”.

Neste momento, a empresa está a desenvolver projectos de grande dimensão que são realizados com recurso ao 3D e com um tempo de execução inferior ao que era necessário anteriormente. A reacção dos clientes à forma de apresentação do projecto, é muito positiva, “o que nos permite causar impacto, especialmente nos mercados internacionais”, destaca o Responsável de Marketing.
 
logo-cor-high

Sem comentários: