sexta-feira, 20 de maio de 2011

ENEC 2011 - Encontro Nacional de Engenharia Civil



O Encontro Nacional de Engenharia Civil, organizado anualmente pelo Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, irá realizar-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no próximo dia 21 de Maio de 2011.

Na difícil conjuntura que o País atravessa, são grandes os desafios com que o sector da Engenharia Civil se depara. A actual situação económica exige ao sector um esforço acrescido na busca de soluções sustentáveis que permitam à Engenharia Civil, por um lado, ultrapassar as actuais dificuldades e por outro lado, contribuir para a revitalização da economia nacional. Este esforço envolverá a inovação, a identificação dos sectores mais promissores e a definição de estratégias adequadas.

Neste contexto, o Colégio Nacional de Engenharia Civil pretende que o seu Encontro Nacional seja um espaço para reflexão e debate, focando-se em áreas que se afiguram interessantes na procura de soluções: a internacionalização, a mobilidade, a estratégia nacional de energia e a reabilitação do parque urbano. Para este efeito foram convidados conhecidos especialistas nacionais nestes temas.

A internacionalização do sector da Construção Civil será abordada na palestra de abertura, proferida pelo Eng. José Manuel Vital Morgado, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE.


A mobilidade de mercadorias e passageiros, envolvendo caminhos-de-ferro, portos e estradas é um tema de grande actualidade, para o qual estão ainda previstos vultuosos investimentos, face à perspectiva de que Portugal venha a ser uma plataforma logística de excelência da Europa para o Atlântico Sul.

A Estratégia Nacional para a Energia 2020 representa uma forte aposta nas energias renováveis, destacando-se a energia hídrica, com duas vertentes principais: o Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico, que envolve a construção de um significativo número de barragens, já concessionadas; a mini-hídrica, cujo objectivo de pleno aproveitamento do potencial identificado será conseguido no quadro dum plano estratégico de análise e licenciamento a definir.

A reabilitação do parque urbano é um sector com elevado potencial face às grandes carências existentes. É uma actividade que tem de responder a um número crescente de requisitos, envolvendo a defesa do património construído e a satisfação das necessidades da vida contemporânea, integrando valores sociais, ambientais e de sustentabilidade.

Para possibilitar a presença de um maior número de Colegas a organização disponibilizará transporte a partir das Sedes Regionais da OE.


Para mais informações:
Ordem dos Engenheiros - Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3 - D
1069-030 Lisboa
Tels.: 21 313 26 63/4
Fax: 21 313 26 72
E-mail:
colegios@ordemdosengenheiros.pt


Para saber mais contacte-nos via datech@techdata.pt

Sem comentários: