quinta-feira, 5 de maio de 2011

Caso Estudo - SOPSEC e a experiência Autodesk BIM vence qualquer desafio

Prof_Hipólito de Sousa
A SOPSEC, um projecto empresarial na área dos serviços de Engenharia, nasce em 1988, fruto do espírito empreendedor de três jovens engenheiros civis, docentes universitários, com experiências profissionais e competências científicas diversas, que se uniram com o objectivo de criar um projecto inovador. “Na época, a expressão ainda não era utilizada, mas estávamos a falar de um spin-off universitário, pois a aposta no conhecimento e na inovação estiveram até hoje sempre presentes na empresa”, comenta o Professor Hipólito de Sousa, Administrador e Director-Geral da Direcção de Projecto da SOPSEC.


Inicialmente, a SOPSEC começou por prestar os serviços tradicionais ao sector da Engenharia Civil, designadamente projecto, gestão e fiscalização de obras, numa perspectiva moderna, integrada, atenta à qualidade do resultado final e às preocupações do cliente. Contudo, com o passar do tempo, os domínios de intervenção da empresa foram-se alargando e como resultado, a equipa técnica foi crescendo e a empresa consolidou a sua posição, adquirindo dimensão empresarial e cobertura nacional.

Actualmente “a SOPSEC é uma empresa madura nesta área, intervindo em grande parte nos domínios ligados à construção, estando habituada a gerir e resolver processos de dimensão e complexidade elevada, directamente com meios próprios ou recorrendo a parcerias”, refere o Prof. Hipólito de Sousa. Neste momento, a empresa encontra-se sediada em Vila Nova de Gaia e possui ainda um escritório em Lisboa, bem como experiência de trabalho a nível internacional.


Revit Structure Suite 02

Por outro lado e como destaca Hipólito de Sousa, “a principal mais-valia da SOPSEC resulta da interiorização dum conjunto de valores de que se destacam como mais relevantes a consciência de que os recursos humanos são o seu principal activo e como tal têm que ser criteriosamente escolhidos, bem integrados e motivados. A aposta na formação e conhecimentos de vanguarda no sector é outro vector que permite à SOPSEC antecipar mudanças e estar à frente da concorrência”.

Actualmente, a SOPSEC encontra-se organizada em 3 áreas principais de negócio: Projecto, Gestão e Fiscalização de Obras, e Acústica e Ambiente. Emprega cerca de 100 colaboradores, sendo que mais de metade dispõe de formação técnica universitária, complementada em muitos casos por formações pós-graduadas especializadas de Mestrado Pré-Bolonha e mesmo Doutoramento.



Início da parceria com a Autodesk remonta a 1989
 
Um ano depois da fundação da empresa, a SOPSEC muda a sua forma tradicional de trabalhar com as ferramentas de desenho convencionais (desenho técnico em estirador) e inicia uma relação comercial com a Autodesk através de uma licença de AutoCAD 10. Desde esse momento, a empresa tem vindo a aumentar sucessivamente o seu parque informático, “possuindo hoje em dia algumas das mais modernas ferramentas BIM, na área da Engenharia Civil”, destaca o Prof. Hipólito de Sousa.
AutoCAD Civil 3D 01
Aplicação do BIM à Engenharia Civil
 
Em 2007 a SOPSEC inicia o seu processo de transição do software de CAD para as actuais ferramentas BIM (Modelo da Informação da Construção), o que implicou a reestruturação das equipas de trabalho tendo em conta esta nova abordagem. Assim substituiu-se o AutoCAD Land Desktop pelo AutoCAD Civil 3D, e mais tarde o AutoCAD pelo Revit Stucture Suite.

O Modelo de Informação da Construção (BIM) é um processo que ajuda a que a informação inerente ao modelo seja utilizada, por forma a um projecto ser concebido, visualizado, analisado e simulado. Neste âmbito, o AutoCAD Civil 3D foi desenvolvido para profissionais tão diversos como engenheiros civis, projectistas, desenhadores e técnicos que trabalham em vias de comunicação, desenvolvimento de território e projectos relacionados com águas. Por seu lado a Revit Structure Suite, suporta o processo BIM, ajudando as equipas de projecto a acelerarem a criação de projectos e a melhorarem a documentação dos projectos de Engenharia de Estruturas.


Revit Structure Suite 01


Actualmente a SOPSEC encontra-se em fase avançada de implementação das referidas soluções, possuindo ainda as seguintes soluções Autodesk: AutoCAD LT, AutoCAD e Robot Structural Analysis Professional, contabilizando cerca de 34 licenças no total, sendo algumas monoposto e outras de rede.


“A crescente complexidade dos projectos, a par da necessidade de aumentar a capacidade de resposta às solicitações dos clientes motivou a adopção das referidas soluções BIM, estando a SOPSEC consciente de que, num mercado cada vez mais competitivo, as soluções tecnológicas constituem uma mais-valia para o negócio, nomeadamente a redução de custos e o aumento da eficiência e eficácia. As empresas que não façam a transição, adaptando-se às novas formas de comunicação poderão, com elevada probabilidade, ver o seu futuro hipotecado”, refere o Prof. Hipólito de Sousa.
Robot Structural Analysis 01
A implementação destas soluções, permitiu à empresa ganhar vantagens competitivas relativamente ao tempo de elaboração dos projectos, à qualidade, rigor e coerência da documentação produzida. A utilização dos modelos tridimensionais possibilita o estudo e a rápida visualização de soluções alternativas em fase de projecto, melhor coordenação interdisciplinar e realização rápida e eficaz de alterações, sem perda da consistência da informação.
Robot Structural Analysis 02

Formação das equipas
 
A formação da equipa para a utilização das novas ferramentas BIM foi uma dificuldade com que a SOPSEC teve de lidar numa fase inicial do processo de transição. Contudo, “sendo actualmente o suporte técnico assegurado pela SOFT TOOLS, esse problema deixou de existir, pois os técnicos possuem experiência efectiva na elaboração de projectos, para além de conhecimentos sólidos das aplicações de Engenharia. Não obstante, hoje a SOPSEC dispõe de colaboradores capazes de assegurar internamente a formação da restante equipa”, conclui o Prof. Hipólito de Sousa.
 
Logo SOPSEC

Sem comentários: