terça-feira, 30 de novembro de 2010

Truques e dicas - Revit - Organização e gestão das vistas e peças desenhadas

O Revit oferece uma gestão e coordenação automática de todas as peças desenhadas, mas para tal acontecer, o utilizador deverá configurar tipos de visualização, fases de projecto, profundidades de visualização, escala de pormenor e vista, para cada uma das vistas.


Para facilitar a organização e coerência destes elementos podemos criar uma tabela de vistas e uma tabela de folhas de impressão. Eis como o fazer:


1. No menu View -> New -> Drawing List
2. Escolher os campos pretendidos. Aconselhamos os seguintes:

a. View Name
b. Phase
c. Phase Filter
d. Detail Level
e. Scale Value
f. Sheet Name
g. Sheet Number
h. Title on sheet
i. Discipline

Agora têm criado um elemento de gestão que ao ser editado vai alterar a representação de todas as vistas e peças desenhadas no seu projecto.

Subscription Advantage Packs – Mais ferramentas para os seus produtos Autodesk


Como cliente de Subscrição Autodesk®, tem direito a receber os Subscription Advantage Packs. Não perca esta vantagem que o pode ajudar a estar na linha da frente, disponibilizando-lhe acesso antecipado aos melhoramentos mais recentes de produtos.

Adira hoje ao Centro de Subscrição para fazer o download.

O que o seu Subscription Advantage Pack inclui

FCA Editores (Livros Técnicos) – Campanha de natal

FCA

CAMPANHA DE NATAL!

Até ao próximo dia 05 de Dezembro (inclusive), todas as encomendas pré-pagas de valor superior a 35€ efectuadas nos sites www.lidel.pt e www.fca.pt, beneficiam de 20% de desconto!

Antecipe as suas compras de NATAL!

Aproveite hoje mesmo esta campanha e conheça todas as condições nos nossos sites.

Autodesk Inventor 2011 Webinar das Novidades, M&M Engenharia

Assista ao webinar “Novidades do Autodesk® Inventor® 2011”, organizado pela Datech e realizado pelo Engenheiro de Aplicações da M&M Engenharia e fique por dentro das principais novidades que foram adicionadas ao mais poderoso Autodesk Inventor de sempre e o mais fácil de usar.


Poderá assistir ao webinar no horário que melhor lhe convier fazendo pausas e retrocedendo para perceber melhor algum conceito, inclusive se a sua ligação à Internet for de baixo débito pode fazer o download para uma visualização mais fluida.

101013


É gratuito mas necessário o registo o qual é realizado de forma rápida.


Clique aqui ou na imagem, para conhecer estas novidades.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AutoCAD – suporte em multiprocessador

Está a utilizar um computador com um processador multi-core e verificou que o processo acad.exe não utiliza os 100% dos recursos disponíveis no CPU.

Pretende saber se o AutoCAD suporta processadores multi-core.

 

Solução

O AutoCAD apenas suporta tecnologia multi-core em areas muito específicas do produto incluindo:

· Regeneração 2D

· Rendering com MentalRay

De forma a beneficiar de processadores multi-core necessita de utilizar software multi-threaded e o AutoCAD é, essencialmente, uma aplicação single-threaded.

Uma operação que utilize 100% dos recursos de um processador single-core irá utilizar, no máximo, 50% do CPU para essa mesma operação num computador dual-core e apenas 6% num computador 16-core. A imagem seguinte ilustra esta situação:

TS15224826

Devido à limitação multi-threading o AutoCAD não utiliza mais do que 50% do CPU num computador dual-core. Desta forma não se verificam ganhos significativos de desempenho comparativamente a  um computador single-core, excepto para as áreas mencionadas anteriormente.

 

Produtos relacionados:

 

AutoCAD® 2011

AutoCAD® 2010

AutoCAD® Architecture 2011

AutoCAD® Architecture 2010

AutoCAD® Civil 2011

AutoCAD® Civil 2010

AutoCAD® Civil 3D® 2011

AutoCAD® Civil 3D® 2010

AutoCAD® ecscad 2011

AutoCAD® ecscad 2010

AutoCAD® Electrical 2011

AutoCAD® Electrical 2010

AutoCAD® Map 3D 2011

AutoCAD® Map 3D 2010

AutoCAD® Mechanical 2011

AutoCAD® Mechanical 2010

AutoCAD® MEP 2011

AutoCAD® MEP 2010

AutoCAD® P&ID 2011

AutoCAD® P&ID 2010

AutoCAD® Plant 3D 2011

AutoCAD® Plant 3D 2010

Project Vasari – Update disponivel

 

Um novo download do Project Vasari está disponivel na pagina da Autodesk Labs.

Para alem de alguns problemas de estabilidade que foram resolvidos, foram adicionadas novas ferramentas:

  • poligonos fechados criam superficies automaticamente
  • tabelas podem ser exportadas
  • radiações solares podem ser executadas com multiplos projectos abertos
  • maior estabilidade da aplicação

Qualquer feedback adicional é bem vindo atraves de email para:labs.vasari@autodesk.com ou via FaceBook (facebook.com/projectvasari).

Autodesk® Inventor® Fusion Technology Preview Disponível para todos por download

Faça o download do Autodesk Inventor Fusion que torna a modelação 3D divertida e fácil com um interface de utilização inovador. Comece a usá-lo imediatamente com o download de instalação automática.

Documentação técnica

Download

Autodesk Seek – novos conteudos para download (peças de betão com isolamento)

 

(Clique na imagem para aceder aos conteudos )

 

Sobre o Autodesk Seek: O Autodesk Seek é um serviço web que permite aos arquitectos, engenheiros e outros profissionais, adicionar e prever objectos, modelos, desenhos e especificações de produtos de fabricantes, para serem utilizados em aplicações como o Autodesk Revit  e o AutoCAD.

Livro - The Aubin Academy Master Series: Revit Architecture 2011

Paul F. Aubin lançou recentemente um livro sobre Revit Architecture 2011, poderá adquirir este livro em diversas livrarias online.

Aconselhamos a sua aquisição e uma leitura atenta do mesmo.

O Autor:

Paul F. Aubin é o autor de CAD e títulos BIM, incluindo o aclamado: AUBIN ACADEMIA MASTER SERIES: Revit Architecture, MEP, AutoCAD MEP e AutoCAD Architecture.
Paul Aubin é um consultor independente de arquitectura que viaja pelo mundo inteiro a dar palestras sobre o uso de diversas soluções de projecto aplicadas ao projecto de construção de edifícios, é um membro activo da comunidade de usuários Autodesk, e foi um dos oradores mais bem cotados na Autodesk University (convenção anual de usuários da Autodesk) durante muitos anos.

Para saber mais e adquirir poderá seguir o link:

http://paulaubin.com/books/the-aubin-academy-master-series-revit-architecture-2011/

domingo, 28 de novembro de 2010

Caso Estudo Revit–Nova Onda, Estudos e projectos Lda

Nova Onda, Estudos e projectos Lda foi criada em Janeiro de 1992 (na Vila de Porto Moniz - Madeira). Actualmente com uma sucursal na cidade do Funchal concentra toda a actividade na área de arquitectura, planeamento e ordenamento do território.


Sempre adoptou a utilização do software da Autodesk - AUTOCAD, mas foi a partir do ano de 2003, com a ajuda da solução Autodesk Revit Architecture, que houve um sucesso na execução de todos os novos projectos em curso no gabinete, uma vez que satisfaz por inteiro as satisfações dos seus clientes de acordo com as especificações de rigor e qualidade.

Nova Onda, Lda
Rua João de Deus, 12-E, 1º I
9050-O27 Funchal
Telf: 291 957070 Fax: 291 957071 Telm: 967044040
e-mail: novaonda@novaonda.pt
www.novaonda.pt
Nova Onda no Facebook

Autodesk Vault – Para utilizadores de Revit

O Autodesk Vault pensado como ferramenta para a industria, pode tambem ser utilizado na Arquitectura e nos gabinetes que usem Revit, como ferramenta de colaboração BIM e Gestão de Dados.
Veja como utilizar esta ferramenta no video que se segue

Tutorial Revit – Criar telhas em 3D

Aprenda uma das formas de criar telhas em 3d no Revit.


Obrigado Ricardo Cardeal pelo video.

Autodesk Vault - A responsabilidade de gerir o património de projectos.

Um universo em papel que antes estava organizado e estruturado em armários passa a um amontoado de ficheiros em disco, no entanto, com um valor incalculável para a empresa. Como encontrar um documento rapidamente? Terá sido essa a última revisão? Quem o disponibilizou para fabrico?

A gestão manual de ficheiros é sempre falível, uma vez que está sujeita a alguma falha de atenção e a perderem-se dados que são difíceis de repor, sendo a sua reconstrução onerosa, para além de todo um conjunto de situações que poderiam ser evitadas. Uma gestão automatizada de ficheiros iria aliviar esta pressão, evitando que houvesse sobreposição de dados ou que fosse apagado um ficheiro inadvertidamente e obtinha-se todo um conjunto de benefícios adicionais, como garantir que só têm acesso à informação as pessoas com direitos definidos pelo administrador do sistema, garantia-se que os dados estão centralizados, facilitavam-se as cópias de segurança, tinha-se um histórico de revisões que permitia recuperar o projecto no ponto em que este divergiu da solução ideal, tinha-se uma interacção com os sistemas de gestão de produção e de aprovisionamento, entre outras vantagens.

Autodesk_Vault_2010

De forma a dar a resposta a estas necessidades, absolutamente criticas, há já alguns anos que a Autodesk disponibiliza no mercado a solução que nomeou como Autodesk Vault. A sua base tecnológica vem incluída em todas as soluções da Autodesk para a Indústria, assim, o utilizador pode tirar partido da tecnologia, desde o primeiro dia em que instalou a sua solução de CAD. E, como a solução é modular esta pode ir crescendo à medida das suas necessidades.

sábado, 27 de novembro de 2010

Caso de Estudo Revit - Arquitecto António Ferreira



Desde o início da sua actividade profissional que o Arq. António Ferreira usa a tecnologia Autodesk, nomeadamente o AutoCAD e o 3ds Max Design. Recentemente, optou pela adopção do Autodesk Revit Architecture como a ferramenta privilegiada para a concepção e desenvolvimento do projecto de arquitectura devido à superior rentabilidade e rigor obtidos com a tecnologia BIM, o que foi facilitado por uma uma utilização intuitiva deste programa que permitiu uma migração sem contratempos.

"O nosso gabinete é constituído por uma equipa jovem, mas com Know-How nos mais variados campos de projecto e marketing das soluções, contando já com um curriculum significativo. Desenvolvemos projectos tanto do domínio da arquitectura e planeamento, assim como de especialidades complementares, podendo ir de estudos prévios até à produção de todo o marketing para a promoção dos empreendimentos, passando pelos projectos de licenciamento e execução, assim como acompanhamento de obra. "

AutoCAD Map 3D – Rompendo Fronteiras

O Software AutoCAD Map 3D é a principal plataforma de engenharia para a criação e gestão de dados espaciais. Colmatando a lacuna entre CAD e SIG, o AutoCAD Map 3D fornece acesso directo aos principais formatos de dados utilizados na concepção de um SIG. Permite a utilização de ferramentas do software AutoCAD para manter uma ampla variedade de informação geoespacial e permite a concepção de processos de integração e funções de SIG num único ambiente de trabalho de uma forma mais eficiente.

 

Concepção e utilização de informações SIG

Muitas vezes é preciso editar, gerir, manipular informação de várias fontes de dados e de vários formatos no mesmo projecto, como por exemplo: vias de comunicação, levantamentos topográficos, dados ambientais, imagens raster, etc.

O AutoCAD Map 3D tem sido um núcleo de força a trabalhar com uma variedade de formatos de dados de CAD e de SIG nos últimos os anos. Os utilizadores do AutoCAD Map 3D efectuam conversões de dados utilizando ferramentas de importação e exportação (troca de dados) e trabalhando directamente com dados SIG utilizando a tecnologia FDO (Feature Data Object) numa base diária.

O AutoCAD Map 3D interopera com todos os principais softwares de SIG e de projecto, assim pode ler, gravar e converter dados entre formatos normalizados, incluindo DWG™, Arc / Info® coberturas, SHP da ESRI® e E00, MapInfo MIF / MID, MapInfo TAB , MicroStation® DGN (V7 e V8) e muito mais. E com a tecnologia FDO pode aceder e editar directamente os dados das fontes SIG, tais como Oracle® Spatial, Microsoft® SQL Server™, MySQL® e bases de dados; ESRI Geodatabase (read-only), Arcsde®, SHP, e formatos raster populares (read-only) e estabelecer ligação aos Web Mapping Services (WMS) e aos Web Feature Services (WFS) para tirar partido dos dados disponíveis publicados.

Rompendo Fronteiras.

O acesso directo aos dados geoespaciais através do FDO, permite que trabalhe em ambientes híbridos de Tecnologias de Informação com existentes sistemas CAD e SIG. A combinação de dados SIG e de engenharia contribui para uma melhor tomada de decisão e para uma maior eficiência nos resultados dos processos empresariais entre departamentos e funções.

A funcionalidade de troca de dados (importação / exportação) permite-lhe facilmente trocar dados SIG com colegas, fornecedores e clientes e fornecer produtos para serviços municipais.

AutoCAD-Map3D

 

Precisa de ferramentas CAD para criar e editar dados espaciais?

O AutoCAD Map 3D é construído sobre a plataforma AutoCAD, o que permite que utilize ferramentas de criação e edição do AutoCAD que são conhecidas em todo o mundo. Com o AutoCAD Map 3D pode editar directamente sobre os formatos nativos de dados geoespaciais de SIG, tais como: ESRI® SHP e Arcsde com comandos padrão do AutoCAD® (Pedit, Trim, Break, Join, Offset, Extend, Rotate, Move e Cut / Copy / Paste). Além disso, pode usar as funcionalidades da ferramenta do COGO (geometria de coordenadas) para inserir dados de levantamentos topográficos e de desenho, e ferramentas de limpeza para automatizar o frequentemente tempo perdido na elaboração e correcção de erros resultantes da digitalização. Além disso, AutoCAD Map 3D permite-lhe editar facilmente objectos polígonos e utilizar funções de merge e split, que são ideais para a gestão cadastral. 

 

Como obter mais em menos tempo e com menos recursos?

Com o AutoCAD Map 3D é possível responder a perguntas sobre os seus dados e tomar decisões. Ligue informações de formatos vectoriais a informações tabulares, efectue consultas de dados, crie mapas temáticos, topologias e relatórios e análise buffers, percursos e sobreposições, etc.. Com ferramentas integradas de SIG, o AutoCAD® Map 3D oferece uma fácil visualização e avaliação da concepção e gestão dos projectos.

6a012877512356970c013487d5e526970c-800wi

Não tem as ferramentas para gerir dados DWG e outros formatos?

Com o AutoCAD Map 3D é possível gerir facilmente informações e converter dados entre diferentes formatos de apoio, construir fluxos de dados de SIG e administrar soluções de gestão de activos. Poupar valiosos recursos que permitem que um administrador de dados com pouca experiência possa definir utilizadores e parâmetros de armazenamento de dados. Entre os vários processos disponíveis temos:

• Classificação - Utilizando a classificação, novos e experientes funcionários podem melhorar a produtividade e a eficiência de projecção, mantendo a qualidade dos dados durante a criação e captura de dados nas fases de um projecto.

• Schema Editor – Pode utilizar modelos de dados existentes ou criar os seus próprios esquemas utilizando ferramentas simples.

• Bulk Copy - Utilizando o Bulk Copy pode facilmente mover e converter dados que existem num ficheiro de dados para outro (por exemplo, SDF ou ESRI® SHP para Oracle®).

• Metadados – Pode manter o seu investimento em dados espaciais com ferramentas para criar e editar metadados sobre a sua informação espacial (a quem, o quê, quando, onde, porquê e como) e publicá-lo em formatos normalizados, incluindo ISO 19115 e 19139 e Fgdc (Federal Geographic Data Comité ).

• Intercâmbio de dados – O AutoCAD Map 3D é compatível com todas as principais aplicações de software de criação de projectos e de SIG, pelo que pode ler, gravar e converter dados entre vários formatos normalizados. Fácil intercâmbio de dados com colegas, fornecedores e clientes e fornecimento de produtos para SIG serviços municipais e governamentais.

Livro - AutoCAD 2010 - Guia de Consulta Rápida

 

É frequente os utilizadores do AutoCAD, com ou sem muita experiência, terem dúvidas como:

  • autocad-2010-guia-de-consulta-rapidaNão me lembro do nome do comando para…?
  • Nunca usei este comando ou esta opção. O que é que fazem?
  • Onde é que este comando está nos menus? Existe ícone para ele? E está no ribbon?
  • Este comando é novo no AutoCAD 2010? E existe no LT 2010?
  • Que opções tenho para a criação de blocos dinâmicos?
  • Onde estão os menus e as barras de ferramentas na versão 2010?

Na sequência do êxito das edições anteriores, este guia, melhorado graficamente e actualizado com as novidades das versões 2009 e 2010, pretende responder a estas e muitas outras questões e tornar-se num importante elemento de apoio junto a qualquer posto CAD.

Toda a organização e notação foram estudadas de forma a responder rápida e eficazmente às dúvidas que possam surgir. São explicados, de uma forma gráfica e com inúmeras figuras, todos os comandos e todas as variáveis do AutoCAD e do AutoCAD LT versões 2010. Para os menos experientes e para o apoio a cursos de formação, o capítulo 2 inclui os conceitos fundamentais do AutoCAD.

Em apêndice são mostradas as fontes de texto, os tipos de linha, os padrões de tramas (hatch) e os tipos de ficheiros usados pelo AutoCAD.

O Autor:

João Santos
Licenciado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, é Director numa empresa de Formação, consultor e formador certificado Autodesk. Autor de vários livros, entre os quais AutoCAD 3D 2009 Curso Completo, AutoCAD 2008 Depressa & Bem e Curso Avançado de AutoCAD e co-autor dos livros Programação em AutoCAD, 3DS Max 2008 Curso Completo e Autodesk Viz Curso Completo, todos da editora FCA.

AutoCAD LT 2011 – Conheça todas as novidades em video

autocad_lt_2011_minibox_ppt

 

A Autodesk tem disponivel um mini-site do AutoCAD LT que o poderá ajudar a conhecer todas as suas novidades de forma a optimizar o seu processo de trabalho.

 

Veja mais informação no mini-site do AutoCAD LT

Conheça tambem todas as diferenças entre o AutoCAD LT 2011 e as versões anteriores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AutoCAD “Ironman” Beta tester – Registe-se aqui

ironman Mais de 30.000 membros do Autodesk Feedback Community são peças essenciais no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos Autodesk e a Autodesk está a abrir a oportunidade de se registarem, para participarem activamente no desenvolvimento dos produtos,

As inscrições estão abertas para as seguintes aplicações de projecto AutoCAD, AutoCAD Architecture, AutoCAD MEP bem como AutoCAD Mechanical.

Quando é que pretende ser parte activa da Autodesk no aconselhamento?

Registe-se aqui hoje mesmo.

Livro - Autodesk Inventor 2010 - Curso Completo

O Autodesk Inventor é uma poderosa ferramenta de CAD que visa o desenvolvimento de produtos e equipamentos com recurso à modelação 3D, sendo especialmente concebida para todos os profissionais que trabalham na área do Design, Concepção e do Projecto 3D.

Livro inventorEsta obra, profusamente ilustrada, foi aumentada em relação às edições anteriores de forma a mostrar e exemplificar os novos conceitos e tendências da prototipagem digital, bem como todas as funcionalidades da aplicação na área da modelação 3D. Apresentando um texto fluido e de fácil compreensão, este livro permite ao leitor uma aprendizagem autónoma através de capítulos compostos por uma explanação teórica e um conjunto de exercícios práticos. No final de cada capítulo, o leitor encontra, em forma de conclusão, um resumo dos principais tópicos abordados e respectivas dicas.
Se é um profissional da indústria pode tirar o máximo partido desta poderosa ferramenta para conceber, projectar e validar os seus novos produtos, aperfeiçoando o seu desempenho profissional e a qualidade do seu trabalho. Este livro dirige-se a todos os profissionais da área dos softwares de CAD, bem como a professores e estudantes do Ensino Superior e Profissional que pretendem evoluir para a nova era da prototipagem digital.
Autodesk Inventor 2010 Curso Completo é um livro para iniciação, actualização e aprofundamento de conhecimentos, apresentando todas as funcionalidades das versões 2008, 2009 e 2010.
O Autor:
Américo Costa
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Especialista na área de CAD/CAM do CENFIM. Autor dos Livros Autodesk Inventor Depressa & Bem e Autodesk Inventor Curso Completo. Professor convidado do ISPGaya - Instituto Superior Politécnico Gaya.

Autodesk Showcase – Render em tempo real

Neste video Shawn Hendriks explica-nos algumas formas de utilizar esta aplicação, o Autodesk Showcase, no processo de apresentação dos produtos de uma empresa, aos clientes finais.



Esta apresentação cobre uma série de ferramentas novas que a versão 2011 do Autodesk Showcase trouxe.

Habitação Sustentável: Repensar uma cidade mais viva e habitada

Vai decorrer no dia 27 de Novembro, na Exponor, o Seminário "Habitação Sustentável : Repensar uma cidade mais viva e habitada". Trata-se de uma organização conjunta da FAULP - Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Porto e do Grupo Habitar -- Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional.

Eis o Programa:

Sessão de abertura (10.30h)

Mesa constituída por: Prof. Doutor Manuel Diogo (Director da Faculdade de Arquitectura e Artes da ULP); Doutor Arq. António Baptista Coelho (Presidente do Grupo Habitar e Investigador do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil); Prof.ª Doutora Graça Correia (Coodenadora da pós-graduação em Habitação Sustentável); Prof. Doutor Bruno Marques (Grupo Habitar e docente da Universidade Lusíada Porto).

Conferências (manhã):

10.45h - Arq. António Baptista Coelho: "Sobre o habitar bem a cidade: algumas reflexões também sobre a reabilitação"

11.10 - Arq. Rui Loza: "Sustentabilidade em centro histórico"

11.40 - Pausa para café

12.00h - Arq. Fausto Simões: "Princípios e práticas de projecto para uma arquitectura sustentável"

13.00h às 14.30h - Almoço

Conferências (tarde):

14.30h - Arq. Miguel Veríssimo: "Visão da hipermodernidade"

15.00h - Arq. Nadir Bonaccorso: "Sustain(h)ability"

15.40h - Pausa para café

16.00h - Arqs. Edite Rosa e Joaquim Almeida

16.30h -- Arq. Miguel Nery: "Norte 41- Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade"

17.00h - Debate

17.30h - Encerramento

A entrada é livre

AutoCAD vs AutoCAD LT - Conheça as diferenças de edição de desenhos

Veja como pode aumentar a produtividade com as funcionalidades parametricas 2D no AutoCAD 2011, face ao metodo tradicional de desenho do AutoCAD LT.

Caso de Estudo - O AutoCAD na Construção do Primeiro Tanatório em Portugal.

ce_cam.mun1
O Município de Matosinhos, na pessoa do Sr. Presidente Dr. Guilherme Pinto, reconhece a cremação como algo inevitável, tanto pela falta de espaço, garantindo a sustentabilidade do solo cemiterial, como pela questão ambiental. A Câmara Municipal de Matosinhos decidiu apostar na criação do primeiro Tanatório (complexo funerário) em Portugal, obra que estará concluída em Junho de 2009, para servir Matosinhos e toda a região norte do país, espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos e que também pretende ser um lugar de participação na vida social da comunidade.

lvLuísa Valente, arquitecta autora do projecto de arquitectura explica, “O Tanatório responde em pormenor a um programa preliminar nas diversas funções que lhe estão inerentes. Distribui-se por três blocos ligados entre si por uma galeria/ nave principal. A sala da despedida tem uma relação importante com o mar e céu através de um vão de vidro que permite a sua leitura. A urna desloca-se através desse mesmo eixo, desaparecendo nessa “linha do horizonte” e desce posteriormente ao piso técnico numa plataforma hidráulica, solução estudada de forma a não ser visualizada pelas pessoas. No espaço envolvente os elementos verdes são predominantes, com extensos relvados e árvores, além de percursos e locais de estadia aprazíveis. O edifício foi projectado tendo em consideração a satisfação das exigências de conforto térmico nomeadamente necessidades de aquecimento, arrefecimento e ventilação sem dispêndio excessivo de energia estando também projectada a instalação de colectores solares devidamente dimensionados para a instalação em causa.”

No primeiro bloco do Tanatório localizam-se os serviços administrativos e serviços de apoio - cafetaria e respectiva zona de serviços e florista; no outro bloco, antecâmaras e capelas de velório (3 capelas) apoiadas por uma sala de tanatopraxia e sala de repouso/sala de apoio psicológico; num terceiro bloco, a sala de estar/espera, sala de entrega de cinzas e sala de despedida com capacidade para 120 pessoas e uma galeria no piso superior que se destina às várias fases do processo de cremação enriquecendo a capacidade de uso da mesma, um espaço que se pretende polivalente.

Quando questionada sobre a contribuição do software AutoCAD neste projecto, Luísa Valente, utilizadora experimentada de AutoCAD, tendo tido o primeiro contacto com as tecnologias CAD em 1989, começa por explicar que “todos os intervenientes no projecto utilizaram como base de comunicação o formato DWG, não tendo sido necessário qualquer tipo de conversão e garantindo-se assim o respeito pelo projecto de arquitectura.”

Ao longo do desenvolvimento do projecto do Tanatório, as diferentes especialidades intervenientes - arquitectura, especialidades (betão, água, saneamento, térmica, etc), medições e orçamentos trabalharam sobre uma base estruturada de informação, desde a nomenclatura de layers à normalização de elementos construtivos.

ce_cam.mun“Hoje em dia já é uma constatação que a comunicação através de dados digitais permite reduzir custos a diferentes níveis (para além de contribuir para a preservação do ambiente) ”, sublinha a responsável e acrescenta, “a facilidade com que se transmite uma ideia e se a concretiza com eficiência e clareza, torna o AutoCAD e a família de soluções da Autodesk, uma excelente ferramenta de projecto desde a concepção até ao detalhe e sendo o formato DWG um dos formatos de dados de projecto mais utilizados em todo o mundo, garantiu-se assim que não haveria dificuldades de comunicação e de compatibilidade entre o dono de obra e a empresa responsável pela construção do Tanatório”.

Uma outra vantagem encontrada na utilização do AutoCAD aquando da elaboração do projecto foi o facto de este software tornar mais rápida a execução de desenhos rotineiros e os comandos mais fáceis de localizar pois apresenta as opções de comandos num formato visual conciso que permite aos utilizadores seleccionar rapidamente os comandos mediante

O AutoCAD, permite o controlo de projectos desde a concepção até à conclusão do mesmo. As ferramentas de documentação do AutoCAD permitem um desenvolvimento mais rápido do projecto minimizando as tarefas repetitivas.
“Realço a facilidade de organização a preparação de toda a documentação de projecto. O gestor de folhas do AutoCAD organiza as suas folhas de projecto, reduzindo os passos para a publicação, criando automaticamente vistas de esquemas e ligando a informação do conjunto das diferentes folhas”, reforça a responsável.


ce_cam.mun2
Luisa Valente, Mestre em Planeamento Urbano e Regional, não hesita em afirmar que “hoje em dia, os benefícios de se utilizar tecnologia CAD numa autarquia são amplamente apercebidos por todos. São vários os departamentos que utilizam no seu dia-a-dia tecnologias CAD da Autodesk: departamento de estudos urbanísticos, infra-estruturas até ao gabinete de apoio técnico de já não se imagina um tempo de resposta diferente dos que hoje possível graças utilização de tecnologias CAD pelos serviços da câmara.”

A Câmara Municipal de Matosinhos utiliza software da Autodesk desde 1995. Actualmente tem cerca de 40 licenças de software Autodesk (licenças monoposto e também licenças em rede) distribuídas por diferentes departamentos.
A Câmara Municipal de Matosinhos conta com o apoio do seu Revendedor Autodesk, a PH Informática, para realizar um trabalho de sensibilização e formação dos funcionários da autarquia possibilitando-lhes tirar partido efectivo das ferramentas de CAD da Autodesk.
Uma redução substancial do tempo de revisão do projecto foi conseguida graças à facilidade de comunicação pois todos os profissionais envolvidos no projecto e nas diferentes especialidades conhecem e utilizam soluções da Autodesk.

Caso de Estudo - Academia das Ciências da Califórnia (Renzo Piano)

 

Um telhado vivo, ondulado com colinas que se integram na paisagem do Parque Golden Gate em São Francisco, cobre desde o fim do mês passado o novo complexo da Academia das Ciências da Califórnia.

Inesperado, refrescante, elegante e verde, o edifício é presenteado com esta solução, que deixa pensar que aquela gigantesca massa rectilínea podia ter emergido da terra, deixando o solo, impecavelmente cuidado, a cobrir o que afinal é uma obra de arte da arquitectura e também da construção com preocupações de sustentabilidade ambiental.
Afinal, é esta a ideia do autor do projecto, o arquitecto italiano Renzo Piano (Prémio Pritzker em 1998), em colaboração com uma empresa de São Francisco. "É como elevar uma parte do parque e pôr um edifício debaixo dele", disse à Academia.


O novo edifício alberga múltiplos locais, que podem também ser vistos como diferentes edifícios e poderiam de facto sê-lo, dada a área do complexo, com cerca de um hectare, a história da Academia e a singular concepção do conjunto que reúne sob um único tecto um grande aquário, um planetário, um museu de história natural, uma floresta tropical com quatro pisos de acesso, envolta numa esfera de vidro, entre outras instalações.


Uma visita ao site da Academia deixa perceber que o momento é, obviamente, de festa para esta instituição, que assume como missão "explicar, explorar e proteger o mundo natural". O edifício inaugurado no passado dia 27 de Setembro coroa um trabalho de quase dez anos que custou 500 milhões de dólares (362 milhões de euros) e vai alojar também o seu quadro de cientistas, um serviço de educação com "um vasto leque de serviços para estudantes e professores, uma biblioteca científica com mais de 20 milhões de livros e exemplares do mundo natural".

Mas é aquela cobertura, aquele telhado vivo, com sete polegadas de terra que suporta vegetação nativa da Califórnia, a grande marca do edifício e a peça-chave para a leitura do conjunto na paisagem envolvente. A nova Academia ergue-se no mesmo local onde estava a antiga, com 11 edifícios construídos entre 1916 e 1991, que na sua maioria foram demolidos.
E foi quando Renzo Piano subiu a um deles, depois de ter caminhado um pouco pelo parque, no ano 2000, que teve a visão inspiradora do tecto agora existente, segundo contou à Vanity Fair de Maio.

Nesse dia, apresentou ao quadro de curadores da Academia apenas um esquiço com algumas linhas curvas verdes, como se fossem colinas, sobre uma linha direita, que representava o solo, conta ainda a revista. Ganhou o projecto.

E a partir daí desenvolveu-se o trabalho que originou a estrutura actual, como se pode ver no site do Renzo Piano Building Workshop, o seu atelier.

Há clarabóias em forma de vigias numa cobertura circundada por uma pala que bordeja todo o edifício e, através de 60 mil células fotovoltaicas, lhe fornece sombra e energia solar para cerca de dez por cento das suas necessidades.
No centro, uma grande clarabóia rectangular com um aspecto de teia de aranha devido à estrutura metálica onde se apoia permite iluminar naturalmente a praça central do complexo, que vive também muito à base de vidro. Num dos lados da cobertura, está à disposição dos visitantes um terraço para apreciarem a paisagem.

A sustentabilidade do ponto de vista ambiental foi uma das preocupações fortes, levada a níveis invulgares. Por isso, as paredes exteriores são totalmente em vidro, com menos chumbo do que o habitual para ser ainda mais transparente, permitindo que 90 por cento dos gabinetes no interior usem luz natural.


Os requintes a este nível são muitos. Renzo Piano sempre quis fazer um edifício sem ar condicionado, segundo conta o site Tree Hugger. E desta vez realizou quase integralmente esse desejo, pois grandes áreas do edifício têm ventilação natural em vez de ar condicionado. Um sofisticado sistema de sensores atmosféricos diz a um computador central que janelas abrir e fechar, as clarabóias em forma de vigia abrem automaticamente quando é necessário escoar ar quente do recinto e o próprio desenho ondulado do telhado leva ar fresco ao pátio no centro do edifício. É assim que o principal piso de acesso público, que envolve os vários recintos expositivos, tem apenas ventilação natural.


Há também uma "escolha cuidadosa de materiais" (pedra calcária, betão arquitectónico, aço, alumínio e vidro extratransparente) e sistemas de aproveitamento de água. Por exemplo, quando a cobertura estiver saturada, a água excedente é canalizada para o solo do parque.
A Academia tem aliás em curso o processo de acreditação no nível de Platina do Comité de Edifícios Verdes dos EUA, o mais elevado de quatro níveis. "O edifício tinha de ser verde e sustentável para estar de acordo com a sua finalidade o estudo da Terra e a ciência.

Também está num local muito invulgar, no meio de um dos parques mais bonitos do mundo. Quase nunca é possível construir no meio de um grande parque, por isso era preciso que fosse transparente. As pessoas precisam de ver onde estão", disse o arquitecto também à Vanity Fair.

 

Por: Paulo Miguel Madeira (Público)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

3ds Max Design – Truques e Dicas – Transform

Veja um video com alguns pontos essenciais na manipulação e transformação de objectos em 3ds Max Design.


Livro - 3ds Max - Curso Completo

 

O 3ds Max, agora também com a vertente Max Design, tornou-se um programa de referência, praticamente indispensável para quem pretende criar imagens e animações 3D de qualidade foto-realista. Este software é uma ferramenta completa de modelação 3D, animação, renderização e efeitos visuais, utilizado para a produção de imagens e de animações, em arquitectura e engenharias, dos jogos mais conhecidos, de filmes e conteúdos de vídeo premiados.

Livro MAxEscrito numa linguagem simples, profusamente ilustrado e com exercícios de aplicação, este livro tem como objectivo não só a aprendizagem, mas também a sua utilização como manual de consulta.

3ds Max Curso Completo cobre todas as áreas essenciais do programa e inclui vários modelos totalmente resolvidos, nomeadamente a completa modelação de uma "cidade futurista", executada ao longo de toda a obra. Os capítulos 3 e 4 são totalmente práticos, pretendendo-se que o leitor crie, desde o início, modelos que passem por todas as áreas do programa (modelo, materiais, luzes, câmara, animação).

Em apêndice são apresentados múltiplos casos práticos.

O livro foi escrito com base na versão 2010 e cobre também as versões 9, 2008, 2009 e Max Design.

Os Autores:

João Barata
Licenciado em Engenharia Informática pela COCITE, integra actualmente os quadros do BCP. Formador certificado, tem exercido actividades na gestão e coordenação da Intranet e Internet, desenvolvendo também trabalho na área da Multimédia. Co-autor dos livros 3DS MAX 2008 Curso Completo e Autodesk VIZ Curso Completo, ambos da FCA.

João Santos
Engenheiro (IST). Director em empresa de Formação, consultor e formador certificado CAD. Autor de mais de 30 livros, entre os quais AutoCAD 3D 2010 Curso Completo, AutoCAD 2010 Guia de Consulta Rápida, AutoCAD 2010 Depressa & Bem, Curso Avançado de AutoCAD e co-autor dos livros Programação em AutoCAD, 3DS MAX 2008 Curso Completo e Autodesk VIZ Curso Completo, todos da FCA.

Autodesk Quantity Takeoff 2011

 

A Autodesk lançou a nova versão do Autodesk Quantity Takeoff 2011.

Uma aplicação que permite aos medidores orçamentistas reunir os dados de projecto e informações precisas a partir de aplicações de projecto como o AutoCAD®, Revit® Architecture, e AutoCAD® Civil 3D®, bem como dados CAD de imagens como jpg e tif.

Com o Autodesk Quantity Takeoff 2011, os medidores orçamentistas podem entregar dados automaticos ou manuais de medição, orçamentação e quantificação de diferentes elementos de projecto como; paredes, portas e janelas. Os resultados das medições podem ser posteriormente impressos, exportados para Microsoft® Excel® ou Autodesk® DWF™.

Para saber mais sobre este produto visite a pagina do Autodesk Quantity Takeoff 2011

Se possui esta aplicação com subscrição activa poderá descarregar a aplicação do seu site de subscrições

Autodesk University Virtual 2010

A Autodesk vai realizar mais uma conferencia que vai decorrer em Las Vegas de 30 Novembro e 2 Dezembro o Autodesk University. Paralelamente irá decorrer o AU Virtual entre 30 de Novembro e 1 de Dezembro.

Quem pretender assistir ao evento basta entrar no site do AU http://au.autodesk.com/, registar-se e poderá assim usufruir plenamente desta experiência. Chamamos a atenção que quem tiver subscrição de produtos Autodesk activa*, poderá usufruir de apresentações e serviços gratuitos, que só estão disponiveis para quem adquirir um passe com o custo adicional de 139USD.

  

Na página do Catálogo de Aulas, podem facilmente procurar e encontrar as aulas que pretendem seguir.

Chamamos a atenção que as as horas apresentadas são Pacific Time, ou seja -8:00 horas que Portugal Continental.

Além das aulas podem usufruir de multiplas apresentações e visitas virtuais aos espaços das empresas participantes.

*Autodesk Subscription customers get Premier access for free. Be sure to have your Serial Number or Agreement/Contract Number ready when you register. You will be asked to enter that information on the AU Virtual registration form.  If you don't have this information, contact either your reseller or the Autodesk Business Center.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AutoCAD WS – Que funcionalidade pretende para o seu iPhone?

A Autodesk está a procurar novas funcionalidades que a Apple está a planear para o seu sistema operativo iOS tal como o AirPrint – wireless printing for the iPhone.

Deste modo a Autodesk acha que é uma boa oportunidade para criar uma votação para saber qual a funcionalidade que deseja ver integrada no AutoCAD WS.

Responda aqui:

Sistema de licenciamento em rede.

A Autodesk criou alguns vídeos que permitem, de uma forma mais intuitiva, perceber todo o sistema de licenciamento utilizado nos seus produtos.

Veja o seguinte video sobre a instalação em rede dos produtos de base AutoCAD 2011.

Livro AutoCAD 2011 & AutoCAD LT 2011 - Curso Completo

 

livro autocad e ltBaseada na mais recente versão, 2011, esta obra, estruturada de forma a tirar o máximo partido da nova Interface, assenta no AutoCAD completo e assinala as diferenças relativamente ao AutoCAD LT. Nesta versão destaca-se consideravelmente a ampliação do capítulo de 3D, dado o acréscimo de funções de criação e de edição de superfícies.


Para facilitar a aprendizagem, a apresentação das várias matérias baseia-se sobretudo em exemplos práticos, incluindo dezenas de exercícios resolvidos passo a passo, os quais relacionam as funções do programa com situações reais de desenho. A explicação é complementada com um grande número de figuras, notas, sugestões e truques, realçando os procedimentos mais eficazes.

 

O Autor:

José Garcia
Arquitecto (FAUTL), consultor CAD, formador certificado pelo IEFP e pela Autodesk. Autor, entre outros, dos livros AutoCAD 2010 & AutoCAD LT 2010 Curso Completo e Revit Architecture Curso Completo, editados pela FCA.

Evento - Cidades Sustentáveis - 27 de Novembro

Inscreva-se já para esta última sessão das II Jornadas Quercus Arquitectura Sustentável...  

ScreenShot025

Esta II edição das Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável prima pela apresentação de novas soluções tecnologicamente sofisticadas e de casos de estudo com grande impacto no âmbito do sistema arquitectónico nacional. Um dos principais objectivos das jornadas é o de visar e explanar soluções que ajudem a incrementar, de uma forma eficaz, uma arquitectura realmente sustentável. Este evento tem sido uma oportunidade valiosa para técnicos e estudantes contactarem com novas tecnologias e comunicarem em primeira mão com os principais pioneiros da área da construção sustentável.

As II Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável tem como mecenas principal a ADENE, Agência para a Energia e a Soares da Costa e como mecenas das Jornadas a Natura Towers e a Mapei. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, da Ecoemotion e da GCI.

Mais informações em http://jornadasquercus.com

Contactos: 222 011 065 / 931 620 212

Adriana Floret, arquitecta, coordenadora do evento (tlm 91 7405510)

 

Fonte:

 

Saiba como transferir informação entre o Civil 3D e o Revit Architecture

A Autodesk disponibiliza alguns vídeos sobre a utilização de Revit em conjunto com o Civil 3D para criação de projecto directamente integrados com o terreno e respectiva envolvente.

Criar uma superfície topográfica em Revit Architecture
Saiba como importar um arquivo DWG em um projecto do Revit Architecture, estabelecer um ponto de inquérito para a coordenação com o AutoCAD Civil3D, e criar uma superfície topográfica para o layout do site.

Clique para ver o vídeo
Exportar um projecto do Revit Architecture para uso no AutoCAD Civil 3D
Aprenda a preparar uma vista 3D de um canteiro de obras do Revit e exportá-lo para um arquivo de importação para ADSK Civil 3D

Clique para ver o vídeo
Importar dados no AutoCAD Civil 3D do Revit Architecture
Saiba como importar um arquivo ADSK de Revit Architecture em um desenho do AutoCAD Civil 3D

Clique para ver o vídeo
Exportar uma superfície AutoCAD Civil 3D para Revit Architecture
Aprenda a extrair curvas de nível como polilinhas 3D a partir de uma superfície do terreno proposto e escrever as polilinhas para um ficheiro de desenho que pode ser usado para actualizar o modelo do Revit Architecture.

Clique para ver o vídeo
Atualizar uma superfície topográfica do Revit Architecture com AutoCAD Civil 3D Site Design
Saiba como actualizar o arquivo de desenho ligado no Revit Architecture e recriar a superfície topográfica. Então, veja como usar o Globe Link Extension (disponível para clientes com subscrição) para fazer o upload do modelo do Revit no Google Earth e explorar ainda mais o design.

Clique para ver o vídeo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Webinar AutoCAD LT 2011 - Novidades

 
Desenho e Detalhe 2D Profissional

O software de desenho e detalhe 2D AutoCAD LT® é a escolha dos profissionais porque impulsiona a sua produtividade com ferramentas para criar desenhos técnicos 2D precisos. Documente com exactidão os seus projectos e ideias, com um conjunto abrangente de ferramentas de desenho e detalhe 2D. Crie no formato de ficheiros DWG™ genuíno para partilhar o seu trabalho de forma sistemática com colegas e clientes. Com as opções de menus e de interface do utilizador, o software de desenho 2D AutoCAD LT funciona como o utilizador trabalhar.

 
  • Ferramentas de desenho — Utilize formas normalizadas, como linhas, polígonos, arcos, círculos e elipses, para criar desenhos 2D simples ou complexos.
  • Modifique objectos — Modifique geometrias existentes, com comandos como esticar, escalar e rodar. Crie novos objectos, com os comandos Copy, Offset e Mirror.
  • Anote os desenhos — Complete os seus desenhos com anotações, como texto, dimensões e tramas.
  • Formato de ficheiro DWG — Guarde e partilhe ficheiros de desenhos 2D com confiança na integridade e na fiabilidade dos seus dados, com a tecnologia DWG™ da Autodesk.
  • Publique e imprima — Crie um ficheiro DWF™, DWFx ou PDF com várias folhas, ou crie um conjunto de desenhos em papel.
Clique na imagem para ver o webinar.

    Ecotect Analisys - A revolução da sustentabilidade começou.

    • A que horas é que o edifício fica com sombra?
    • Qual o consumo energético previsto?
    • Em quanto é possível reduzir o consumo de água?
    • Os níveis de conforto acústico serão os correctos?


    Na arquitectura sustentável, a capacidade de análise e controlo são fundamentais.



    A solução Autodesk®  Revit®  Architecture, com o suporte do software Autodesk® Ecotect® Analysis permite-lhe controlar na totalidade o seu projecto sustentável, graças às seguintes ferramentas de análise:


    • Eficiência energética de todo o edifício;
    • Performance térmica;
    • Previsão do custo e consumos de água;
    • Radiação solar;
    • Iluminação diurna;
    • Sombreamentos e reflexos.

    Autodesk® Ecotect® Analysis Green Building Studio é uma ferramenta Web, de análise das necessidades energéticas, água e emissão de carbono, integrada com ferramentas de visualização e simulação da performance de todo o edifício, tendo em conta o contexto específico dos factores ambientais. Estas ferramentas já estão disponíveis para clientes com Subscrição Autodesk®.

    Temos condições especiais para clientes com Revit

    Ajude-nos a melhorar o tipo de informação que gostaria de receber.


    Gostariamos de receber o feedback de todos os nossos visitantes de forma a podermos melhorar as nossas comunicações.

    Este inquérito é de extrema importancia para nós.

    Demora apenas 3 minutos a responder.

     

    Para responder ao inquerito clique aqui ou visite a nossa pagina Inquérito Datech

    Obrigado pela vossa participação.

    Revit – Gravar todas as familias de objectos automaticamente

    Vamos supor que temos um projecto com muitas familias inseridas e deseja gravar individualmente cada uma delas em pastas apropriadas.

    Existe um API que lhe permite fazer exatamente este processo.

     

    Primeiro descarregar este ficheiro do capitulo 24 do livro Mastering Revit Architecture 2011.

    Agora:

    1. Descomprimir o ficheiro ZIP
    2. Procurar no conteudo o seguinte para: \c24\ExampleApplication\ExampleApplication\bin\Debug\
    3. Copiar tudo desta pasta para: C:\Revit Projects\
    4. Copiar os 2 ficheiros .addin da pasta \c24\ para a localização correcta de acordo com o seu sistema operativo:
      1.     * For a specific user:
                  o For Windows XP - C:\Documents and Settings\\Application Data\Autodesk\Revit\Addins\2011
                  o For Vista/Windows 7 - C:\Users\\AppData\Roaming\Autodesk\Revit\Addins\2011
            * For all users:
                  o For Windows XP - C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Autodesk\Revit\Addins\2011
                  o For Vista/Windows 7 - C:\ProgramData\Autodesk\Revit\Addins\2011
        Refer to this post at The Building Coder for more information.

    5. Fazer Restart ao Revit 2011

    Agora na Ribbon em Add-Ins irá encontrar uma nova secção Revit Family Export Utility:

    Quando correr esta aplicação com um projecto aberto, irá ser-lhe perguntado por uma directoria onde irá gravar todas as familias do seu projecto.

    Obrigado ao Don Rudder por este excelente capitulo no seu livro

    Ver o artigo completo aqui

    segunda-feira, 22 de novembro de 2010

    Revit MEP - Conteúdos (famílias) de HAVAC

     

    O serviço online de pesquisa de famílias de Revit da Autodesk, o Autodesk Seek, contem neste momento 432 objectos de fabricantes, apenas de HAVAC.

     

     

    Um destes objectos poderá ser essencial para o seu projecto de especialidades.

    Verifique aqui o seu conteudo.

    Portugal tem 1 milhão de edifícios a precisar de obras

    Há um milhão de edifícios para habitação degradados, em Portugal, que precisam de obras, um número que representa 38% do parque residencial existente.

    Esta é a principal conclusão da análise de conjuntura apresentada ontem pela AECOPS (Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços) no seu site.

    De acordo com a AECOPS, também os “edifícios e infra-estruturas públicas apresentam, em muitos casos, elevados níveis de degradação”, pelo que existe a “necessidade de promover a actividade da reabilitação urbana, para permitir melhorar não só a qualidade de vida das populações mas também a produção da construção e, em consequência, da economia nacional”.

    A associação explica ainda que a reabilitação é a alternativa que permitirá ao sector manter-se viável, uma vez que a construção nova apresenta “um nível perfeitamente residual”.

    “As obras de reabilitação do edificado existente, para além de urgentes em termos de segurança e bem-estar das populações, reúnem um conjunto de condições que as tornam prioritárias, em termos de impactos positivos na economia”, conclui a AECOPS.

     

    Fonte:

    AutoCAD® 2011 para Mac®

    Clique aqui para ver as 10 razões para optar por esta plataforma. Animação interactiva.

    Clique aqui para entrar na página da Autodesk dedicada ao AutoCAD 2011 para Mac.

    Conceito de Layers (humor)

     

    (desde que mudamos para monitores LCD, comecei a perceber o conceito das Layers)

    3ds Max Design Workflow para Arquitectos – Caixa Digital

    O 3ds Max Design é uma solução muito utilizada pelos Arquitectos para criação de imagens fotorrealistas dos seus projectos.

    Veja como utilizar o 3ds Max Design nesta fase de processo criativo num webinar produzido pela Caixa Digital.

    frontpage_adeskprods_2011

    Para visualizar o respectivo webinar siga o link - 3ds Max Design Workflow para Arquitectos (Caixa Digital)

     

    Criada em 2005, a caixadigital é uma empresa especializada no fornecimento de soluções completas para as áreas de imagem, animação 3D e CAD.

    Dispoe de uma equipa comercial e técnica formada por elementos com vasta experiência nestas áreas, prontos para lhe sugerir a melhor solução à medida das suas necessidades, assim como prestar-lhe um apoio pós-venda profissional e de qualidade.

    Revit Architecture - Preparação de um template para projectos de alterações (vermelhos e amarelos)

     

    As aplicações Revit permitem trabalhar não só o modelo desde uma fase inicial do projecto, como tambem pode ser utilizado para executar projectos de alterações, com a aplicação de fases de trabalho (existente, aditamentos, licenciamento e telas finais)

    Escritorio_va

     

    Para executar este processo temos que configurar alguns parametros no Revit. Este webinar pode ajuda-lo nesse sentido.

    Para visualizar o respectivo webinar siga o link - Revit Architecture - Preparação de um template para projectos de alterações (vermelhos e amarelos)

    domingo, 21 de novembro de 2010

    Revit Architecture – Arq2525 Primeiro caso de sucesso em Portugal (2003)

    A Arq2525 foi uma das empresas pioneiras em Portugal a adquirir e utilizar o software paramétrico para projecto de arquitectura Autodesk Revit.

    “A decisão de aquisição do Autodesk Revit foi tomada pela simplicidade do método de trabalho que apresenta e pelas potentes ferramentas que incorpora, que nos permitem ganhos de produtividade muito elevados” referiu Miguel Miranda, arquitecto e sócio da Arq2525, "à medida que se vai utilizando o programa, a ideia com que se fica é que o mesmo se adapta muito bem à forma própria de trabalho de quem o opera. O utilizador não tem de ficar preso a uma forma única de trabalhar, e quando esta condicionante não existe, o tempo para conseguir dominar a ferramenta diminui drasticamente”.




    Veja o caso de estudo completo na edição 28 da revista Micrografico




    Sobre a Arq2525:

    ARQ 2525 - ARQUITECTOS, LDA. ,é uma empresa vocacionada para projectos de arquitectura, urbanismo, engenharia, design e gestão de obras,  certificada com a norma NP EN ISO 9001:2008.
    Rege-se por padrões de qualidade arquitectónica e de paisagem urbana, partindo sempre do princípio que a qualidade é um direito que a todos assiste e que aos técnicos obriga.A empresa é gerida por dois sócios, Arquitectos com uma vasta experiência na área de arquitectura e urbanismo.Conta com a colaboração de uma equipa multifacetada, constituída por  Arquitectos, Engenheiros, Designers, Desenhadores e Administrativos.Dispõe de um parque informático actualizado, trabalhando com máquinas de alta performance e software específico para arquitectura, engenharia, Autocad, CYPE, 3D Studio Max, Photoshop, CorelDraw e AutoDesk Revit, sendo pioneiros em Portugal na utilização deste último, tendo sido objecto de caso de estudo e sucesso para a AutoDesk da implementação deste software no País.

    Autodesk - A história do Revit

     

    21-02-2002 - Autodesk anuncia intenção de adquirir a Revit Technology Corporation

    A Autodesk, Inc. anunciou a sua intenção de adquirir a Revit Technology Corporation, uma empresa baseada no Massachusetts, responsável pelo desenvolvimento de software paramétrico de gestão e projecto para Arquitectura, por 133 milhões de dólares.
    Fundada em 1997, a Revit Technology Corporation revolucionou o projecto de arquitectura com a introdução do Revit - o primeiro modelador desenvolvido para a indústria AEC.
    A introdução do Revit na família de soluções da Autodesk para AEC veio complementar a oferta até aí existente com um produto paramétrico, orientado a uma utilização por clientes que desejavam um software que integrasse projecto, coordenação e gestão integrada da informação de um edifício.

     

    02-04-2002 - Autodesk completa aquisição da Revit Technology Corporation

    Anunciado o fim do processo de aquisição da Revit Technology Corporation.
    O Revit vem assim complementar as soluções da Autodesk para o mercado AEC, oferecendo uma ferramenta alternativa para Projecto de Arquitectura.
    Este modelador paramétrico comporta objectos de construção inteligentes, tornando-se a solução ideal para projectos específicos como instalações hospitalares ou comerciais, que podem beneficiar imenso das suas características de funcionamento paramétricas.

     

    09-05-2002 - Autodesk lança Autodesk Revit 4.5

    A Autodesk anunciou hoje o lançamento do Autodesk Revit 4.5, a 12.ª versão do produto, demonstrando o empenho da empresa na instituição de um ciclo de lançamentos rápido, previamente estabelecido pela Revit Technology Corporation.
    ”Quando a coordenação e as questões de construção falham a nível de desenho e restante documentação, atrasos e custos substanciais são adicionados ao projecto”, diz Andy Ball, presidente e CEO da Webcor Builders. ”Escolhemos o modelador Autodesk Revit porque acreditamos que pode ajudar-nos no trabalho com os arquitectos no sentido de resolvermos esses problemas. Todos os nossos responsáveis pela construção podem ter, a partir de agora, a nítida vantagem de poder visionar cada fase de construção previamente, assegurando que todos os nossos projectos sejam planeados com uma eficiência máxima, cumprindo todos os prazos.”

    8 anos após a introdução do Revit em Portugal, relembre-se da primeira noticia lançada em Portugal no Micrografico 27

    AUGI - Civil 3D "Back to Basics"

     

    O AUGI - Grupo Internacional de Utilizadores Autodesk – publicou recentemente um artigo sobre Civil 3D onde o autor aborda uma forma diferente de começar a “produzir” com o software.


    Afastando-se um pouco do conceito de projecto em Civil 3D, trata-se de um artigo orientado, essencialmente, para utilizadores provenientes de Softdesk, Land Desktop ou com muita experiência de desenho em AutoCAD e que, como tal, têm alguma dificuldade em fazer a transição para o desenho orientado no modelo.


    Consulte o artigo em:
    http://www.augi.com/publications/hotnews.asp?page=2115 (Inglês)

    BIM Family Toolkit – Inventor para Revit

     

    Mais um excelente projecto da Autodesk Labs que vem minimizar o tempo de projecto e a coordenação entre especialidades.

    Desta vez entre os fabricantes de modelos que trabalham em Inventor e os Arquitectos e Engenheiros que trabalham em Revit e reutilizam a informação dos fabricantes nos seus projectos.

     

     

    E porque não ter uma ferramenta que passe directamente de uma aplicação para a outra.

    Excelente ideia!

    Veja na Autodesk Labs toda a informação - http://labs.autodesk.com/utilities/bim_family_toolkit/