sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Caso de Estudo - O AutoCAD na Construção do Primeiro Tanatório em Portugal.

ce_cam.mun1
O Município de Matosinhos, na pessoa do Sr. Presidente Dr. Guilherme Pinto, reconhece a cremação como algo inevitável, tanto pela falta de espaço, garantindo a sustentabilidade do solo cemiterial, como pela questão ambiental. A Câmara Municipal de Matosinhos decidiu apostar na criação do primeiro Tanatório (complexo funerário) em Portugal, obra que estará concluída em Junho de 2009, para servir Matosinhos e toda a região norte do país, espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos e que também pretende ser um lugar de participação na vida social da comunidade.

lvLuísa Valente, arquitecta autora do projecto de arquitectura explica, “O Tanatório responde em pormenor a um programa preliminar nas diversas funções que lhe estão inerentes. Distribui-se por três blocos ligados entre si por uma galeria/ nave principal. A sala da despedida tem uma relação importante com o mar e céu através de um vão de vidro que permite a sua leitura. A urna desloca-se através desse mesmo eixo, desaparecendo nessa “linha do horizonte” e desce posteriormente ao piso técnico numa plataforma hidráulica, solução estudada de forma a não ser visualizada pelas pessoas. No espaço envolvente os elementos verdes são predominantes, com extensos relvados e árvores, além de percursos e locais de estadia aprazíveis. O edifício foi projectado tendo em consideração a satisfação das exigências de conforto térmico nomeadamente necessidades de aquecimento, arrefecimento e ventilação sem dispêndio excessivo de energia estando também projectada a instalação de colectores solares devidamente dimensionados para a instalação em causa.”

No primeiro bloco do Tanatório localizam-se os serviços administrativos e serviços de apoio - cafetaria e respectiva zona de serviços e florista; no outro bloco, antecâmaras e capelas de velório (3 capelas) apoiadas por uma sala de tanatopraxia e sala de repouso/sala de apoio psicológico; num terceiro bloco, a sala de estar/espera, sala de entrega de cinzas e sala de despedida com capacidade para 120 pessoas e uma galeria no piso superior que se destina às várias fases do processo de cremação enriquecendo a capacidade de uso da mesma, um espaço que se pretende polivalente.

Quando questionada sobre a contribuição do software AutoCAD neste projecto, Luísa Valente, utilizadora experimentada de AutoCAD, tendo tido o primeiro contacto com as tecnologias CAD em 1989, começa por explicar que “todos os intervenientes no projecto utilizaram como base de comunicação o formato DWG, não tendo sido necessário qualquer tipo de conversão e garantindo-se assim o respeito pelo projecto de arquitectura.”

Ao longo do desenvolvimento do projecto do Tanatório, as diferentes especialidades intervenientes - arquitectura, especialidades (betão, água, saneamento, térmica, etc), medições e orçamentos trabalharam sobre uma base estruturada de informação, desde a nomenclatura de layers à normalização de elementos construtivos.

ce_cam.mun“Hoje em dia já é uma constatação que a comunicação através de dados digitais permite reduzir custos a diferentes níveis (para além de contribuir para a preservação do ambiente) ”, sublinha a responsável e acrescenta, “a facilidade com que se transmite uma ideia e se a concretiza com eficiência e clareza, torna o AutoCAD e a família de soluções da Autodesk, uma excelente ferramenta de projecto desde a concepção até ao detalhe e sendo o formato DWG um dos formatos de dados de projecto mais utilizados em todo o mundo, garantiu-se assim que não haveria dificuldades de comunicação e de compatibilidade entre o dono de obra e a empresa responsável pela construção do Tanatório”.

Uma outra vantagem encontrada na utilização do AutoCAD aquando da elaboração do projecto foi o facto de este software tornar mais rápida a execução de desenhos rotineiros e os comandos mais fáceis de localizar pois apresenta as opções de comandos num formato visual conciso que permite aos utilizadores seleccionar rapidamente os comandos mediante

O AutoCAD, permite o controlo de projectos desde a concepção até à conclusão do mesmo. As ferramentas de documentação do AutoCAD permitem um desenvolvimento mais rápido do projecto minimizando as tarefas repetitivas.
“Realço a facilidade de organização a preparação de toda a documentação de projecto. O gestor de folhas do AutoCAD organiza as suas folhas de projecto, reduzindo os passos para a publicação, criando automaticamente vistas de esquemas e ligando a informação do conjunto das diferentes folhas”, reforça a responsável.


ce_cam.mun2
Luisa Valente, Mestre em Planeamento Urbano e Regional, não hesita em afirmar que “hoje em dia, os benefícios de se utilizar tecnologia CAD numa autarquia são amplamente apercebidos por todos. São vários os departamentos que utilizam no seu dia-a-dia tecnologias CAD da Autodesk: departamento de estudos urbanísticos, infra-estruturas até ao gabinete de apoio técnico de já não se imagina um tempo de resposta diferente dos que hoje possível graças utilização de tecnologias CAD pelos serviços da câmara.”

A Câmara Municipal de Matosinhos utiliza software da Autodesk desde 1995. Actualmente tem cerca de 40 licenças de software Autodesk (licenças monoposto e também licenças em rede) distribuídas por diferentes departamentos.
A Câmara Municipal de Matosinhos conta com o apoio do seu Revendedor Autodesk, a PH Informática, para realizar um trabalho de sensibilização e formação dos funcionários da autarquia possibilitando-lhes tirar partido efectivo das ferramentas de CAD da Autodesk.
Uma redução substancial do tempo de revisão do projecto foi conseguida graças à facilidade de comunicação pois todos os profissionais envolvidos no projecto e nas diferentes especialidades conhecem e utilizam soluções da Autodesk.

Sem comentários: