sábado, 27 de novembro de 2010

AutoCAD Map 3D – Rompendo Fronteiras

O Software AutoCAD Map 3D é a principal plataforma de engenharia para a criação e gestão de dados espaciais. Colmatando a lacuna entre CAD e SIG, o AutoCAD Map 3D fornece acesso directo aos principais formatos de dados utilizados na concepção de um SIG. Permite a utilização de ferramentas do software AutoCAD para manter uma ampla variedade de informação geoespacial e permite a concepção de processos de integração e funções de SIG num único ambiente de trabalho de uma forma mais eficiente.

 

Concepção e utilização de informações SIG

Muitas vezes é preciso editar, gerir, manipular informação de várias fontes de dados e de vários formatos no mesmo projecto, como por exemplo: vias de comunicação, levantamentos topográficos, dados ambientais, imagens raster, etc.

O AutoCAD Map 3D tem sido um núcleo de força a trabalhar com uma variedade de formatos de dados de CAD e de SIG nos últimos os anos. Os utilizadores do AutoCAD Map 3D efectuam conversões de dados utilizando ferramentas de importação e exportação (troca de dados) e trabalhando directamente com dados SIG utilizando a tecnologia FDO (Feature Data Object) numa base diária.

O AutoCAD Map 3D interopera com todos os principais softwares de SIG e de projecto, assim pode ler, gravar e converter dados entre formatos normalizados, incluindo DWG™, Arc / Info® coberturas, SHP da ESRI® e E00, MapInfo MIF / MID, MapInfo TAB , MicroStation® DGN (V7 e V8) e muito mais. E com a tecnologia FDO pode aceder e editar directamente os dados das fontes SIG, tais como Oracle® Spatial, Microsoft® SQL Server™, MySQL® e bases de dados; ESRI Geodatabase (read-only), Arcsde®, SHP, e formatos raster populares (read-only) e estabelecer ligação aos Web Mapping Services (WMS) e aos Web Feature Services (WFS) para tirar partido dos dados disponíveis publicados.

Rompendo Fronteiras.

O acesso directo aos dados geoespaciais através do FDO, permite que trabalhe em ambientes híbridos de Tecnologias de Informação com existentes sistemas CAD e SIG. A combinação de dados SIG e de engenharia contribui para uma melhor tomada de decisão e para uma maior eficiência nos resultados dos processos empresariais entre departamentos e funções.

A funcionalidade de troca de dados (importação / exportação) permite-lhe facilmente trocar dados SIG com colegas, fornecedores e clientes e fornecer produtos para serviços municipais.

AutoCAD-Map3D

 

Precisa de ferramentas CAD para criar e editar dados espaciais?

O AutoCAD Map 3D é construído sobre a plataforma AutoCAD, o que permite que utilize ferramentas de criação e edição do AutoCAD que são conhecidas em todo o mundo. Com o AutoCAD Map 3D pode editar directamente sobre os formatos nativos de dados geoespaciais de SIG, tais como: ESRI® SHP e Arcsde com comandos padrão do AutoCAD® (Pedit, Trim, Break, Join, Offset, Extend, Rotate, Move e Cut / Copy / Paste). Além disso, pode usar as funcionalidades da ferramenta do COGO (geometria de coordenadas) para inserir dados de levantamentos topográficos e de desenho, e ferramentas de limpeza para automatizar o frequentemente tempo perdido na elaboração e correcção de erros resultantes da digitalização. Além disso, AutoCAD Map 3D permite-lhe editar facilmente objectos polígonos e utilizar funções de merge e split, que são ideais para a gestão cadastral. 

 

Como obter mais em menos tempo e com menos recursos?

Com o AutoCAD Map 3D é possível responder a perguntas sobre os seus dados e tomar decisões. Ligue informações de formatos vectoriais a informações tabulares, efectue consultas de dados, crie mapas temáticos, topologias e relatórios e análise buffers, percursos e sobreposições, etc.. Com ferramentas integradas de SIG, o AutoCAD® Map 3D oferece uma fácil visualização e avaliação da concepção e gestão dos projectos.

6a012877512356970c013487d5e526970c-800wi

Não tem as ferramentas para gerir dados DWG e outros formatos?

Com o AutoCAD Map 3D é possível gerir facilmente informações e converter dados entre diferentes formatos de apoio, construir fluxos de dados de SIG e administrar soluções de gestão de activos. Poupar valiosos recursos que permitem que um administrador de dados com pouca experiência possa definir utilizadores e parâmetros de armazenamento de dados. Entre os vários processos disponíveis temos:

• Classificação - Utilizando a classificação, novos e experientes funcionários podem melhorar a produtividade e a eficiência de projecção, mantendo a qualidade dos dados durante a criação e captura de dados nas fases de um projecto.

• Schema Editor – Pode utilizar modelos de dados existentes ou criar os seus próprios esquemas utilizando ferramentas simples.

• Bulk Copy - Utilizando o Bulk Copy pode facilmente mover e converter dados que existem num ficheiro de dados para outro (por exemplo, SDF ou ESRI® SHP para Oracle®).

• Metadados – Pode manter o seu investimento em dados espaciais com ferramentas para criar e editar metadados sobre a sua informação espacial (a quem, o quê, quando, onde, porquê e como) e publicá-lo em formatos normalizados, incluindo ISO 19115 e 19139 e Fgdc (Federal Geographic Data Comité ).

• Intercâmbio de dados – O AutoCAD Map 3D é compatível com todas as principais aplicações de software de criação de projectos e de SIG, pelo que pode ler, gravar e converter dados entre vários formatos normalizados. Fácil intercâmbio de dados com colegas, fornecedores e clientes e fornecimento de produtos para SIG serviços municipais e governamentais.

Sem comentários: