Datech Portugal, é o Distribuidor de Valor Acrescentado da Autodesk. Somos especialista em soluções para os mercados de Arquitetura, Engenharia e Construção, Indústria e Projeto Mecânico, Design Indústrial, Indústria Automóvel, infra estruturas públicas de redes de abastecimento de águas, saneamento, fibra-óptica, telecomunicações, gás, redes viárias e Sistemas de Informação Geográfica e ferramentas de suporte a modelos de informação - BIM (plataformas AutoCAD, Revit, 3DS Max e Inventor).
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Japão: ateliê de arquitectura transforma contentores em habitações para vítimas do sismo
Responsáveis pelo ateliê de arquitectura Yasutaka Yoshimura são alguns dos principais dinamizadores do Projecto Ex-contentores, um grupo de cidadãos que estão a transformar antigos contentores para transporte de carga em navios em habitações para as vítimas do sismo e tsunami japonês.
Apesar de estes contentores, numa primeira fase, estarem a ser pensados como residências temporárias e low cost, a entrada do ateliê no projecto significa que, eventualmente, eles poderão ter um tempo de vida muito maior.
De acordo com o Inhabitat, os contentores de transporte de carga em navios podem passar a ser considerados “bens essenciais” nas situações de emergência humanitária. “São mais duros que as habituais casas pré-fabricadas, são baratos e fáceis de transportar, pelo que podem facilmente ser realocados para locais onde pessoas precisem, urgentemente, de um tecto”, explicam os responsáveis do Project Ex-Contentors.
Finalmente, são também redesenháveis e, se necessário, podem apresentar vários níveis de edifícios de forma segura e fácil.
Siga aqui o Twitter do projecto – atenção, está maioritariamente em japonês.
O Projecto Ex-Contentores, porém, vai mais longe. Através do respectivo site, os responsáveis por esta ajuda humanitária colocam à disposição de todos um meio para entregar donativos para as vítimas do sismo japonês.
Pode fazê-lo aqui.
Paralelamente, este grupo pretende ainda a criação de pequenas comunidades para grupos de refugiados. E, para além de habitações, o objectivo passa também pela criação de centro comunitários. A partir, claro está, de contentores.
Fonte:
Para saber mais contacte-nos via datech@techdata.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário